A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e deputada federal, Gleisi Hoffmann (PT-PR), criticou a proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de acabar com a reeleição para a Presidência da República.
O que você precisa saber:
- Gleisi Hoffmann, presidente do PT, criticou a proposta de acabar com a reeleição para a Presidência da República.
- Ela argumentou que a medida é oportunista e representa um retrocesso na democracia.
- Gleisi disse que a reeleição é benéfica para o país, pois permite que um presidente termine seu mandato e implemente as políticas que prometeu.
Em uma publicação no Twitter, Gleisi afirmou que a proposta de Pacheco é “oportunista” e “representa um retrocesso na representação democrática da maioria da população”.
“Quando os tucanos criaram a regra da reeleição, em benefício próprio, as tais elites apoiaram e aplaudiram. Quando presidentes do PT foram reeleitos, aí a reeleição virou problema”, escreveu Gleisi.
A deputada também criticou o fato de os poderes da Presidência da República terem sido reduzidos desde o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.
“Desde o golpe contra Dilma, os poderes da presidência vêm sendo reduzidos e até usurpados pelo Congresso, especialmente na execução do Orçamento, que favorece a reeleição da maioria conservadora, em detrimento dos interesses do país”, afirmou Gleisi.