O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (27/6) um decreto que presta uma homenagem ao Primeiro-Tenente Yassine Mohamed El Habib Thabet, da Polícia da Tunísia. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 28/6.
Yassime Thabet morreu em decorrência de uma agressão a faca sofrida enquanto trabalhava na segurança da Embaixada do Brasil em Túnis, capital da Tunísia, em 19 de junho de 2023. Na ocasião, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil publicou um comunicado em que lamentava o ocorrido e prestava condolências à família.
“O governo brasileiro lamenta profundamente o falecimento de policial tunisiano que atuava na segurança da Embaixada do Brasil em Túnis, em decorrência de ataque por arma branca, por pessoa estranha à Embaixada que se encontra detida e sob investigação”, indicava um trecho da nota. “Ao repudiar o ataque, o governo brasileiro transmite suas sentidas condolências à família e aos amigos da vítima”.
CRUZEIRO DO SUL – O decreto assinado por Lula admite Yassine Thabet, a título póstumo, na Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, no grau de Oficial, e é um reconhecimento do Governo Brasileiro pelos atos de bravura do Primeiro-Tenente tunisiano na defesa da embaixada brasileira durante o cumprimento de suas obrigações.