“Lula, tire as mãos do Psol”: Militantes usam camisetas contra Boulos

Diário Carioca

Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), se filiou ao PSOL nesta segunda-feira 5 e é mais novo pré-candidato a presidência da república pelo partido.

O fato seria normal, não fosse a ausência de debates internos com outros integrantes do partido que também postulavam o posto.

Um outro agravante, esse chegou a causar um racha na legenda, foi o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com inúmeros protestos por parte de integrantes do PSOL, a candidatura de Boulos já nasce cheia de dificuldades para seguir adiante, mesmo com a escolha de Boulos dada como certa na reunião do colégio eleitoral do PSOL marcada para o próximo sábado 10.

Um dos pré-candidatos do Psol à Presidência da República, Plinio de Arruda Sampaio Jr, conhecido como Plininho, criticou a participação do ex-presidente Lula.

Plinio Jr. publicou um vídeo, no lançamento da chapa Guilherme Boulos e Sônia Guajajara e classificou a participação do petista como “esdrúxula”, visto que o Psol, segundo ele, foi criado para ser uma crítica ao lulismo.

O Pré candidato usou sua página na rede social Facebook e afirmou que lutará até as últimas consequências para que o partido não se transforme em uma sublegenda do Partido dos Trabalhadores (PT). “Não entregaremos o Psol para quem pretende desvirtuá-lo”, disparou Plininho.

Plinio sugeriu que o lançamento de Boulos como candidato é golpe. O filho de Plínio de Arruda Sampaio – ex-candidato ao Planalto pela legenda socialista, defende que o processo se deu sem debate e sem a aprovação dos militantes. “(…) o programa e o candidato do Psol não têm legitimidade para representar a vontade política do conjunto do partido. Escolha de programa e candidato sem consulta à base é golpe”.

No Rio de Janeiro, alguns militantes já foram vistos com uma camiseta que traz a frase Plinio: “Lula Tire as Mãos do PSOL”. As coisas não andam nada boas para os lados do ex-presidente.

Confira a publicação de Plínio Jr. convocando partidários:

O lançamento da candidatura de Guilherme Boulos à Presidência de República por fora das instâncias partidárias constitui um absoluto desrespeito à democracia do PSOL. A esdrúxula participação de Lula na Conferência Cidadã, abençoando a candidatura de Boulos, representa um atentado à história de um partido que nasceu exatamente como uma crítica ao lulismo. Boulos seria bem-vindo ao PSOL, mas não desse jeito.

Lutaremos para que o partido não se transforme numa sublegenda do PT. Sem debate e sem a aprovação dos/as militantes, o programa e o candidato do PSOL não têm legitimidade para representar a vontade política do conjunto do partido. Escolha de programa e candidato sem consulta à base é golpe. Não faremos vista grossa à usurpação da história do PSOL. Nesse sentido, convocamos a militância a realizar um protesto político em defesa do PSOL no dia 7 de março (quarta-feira), às 17h30, no Rio de Janeiro. Vamos nos concentrar na porta da ABI, expressando nosso repúdio à ingerência de Lula no partido e defendendo a realização de prévias. Depois, participaremos do debate entre as pré-candidaturas. Leve sua bandeira do PSOL!

 

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca