A recuperação e o aprimoramento do Cadastro Único foi o tema do encontro desta terça-feira (16.04) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o titular do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e a secretária nacional de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo, no Palácio do Planalto.
O MDS fez uma apresentação de todo o trabalho de reconstrução e fortalecimento da capacidade de atendimento do Cadastro Único em 2023. Segundo Wellington Dias, o resgate do sistema que é a porta de entrada dos programas sociais do Governo Federal foi fundamental para mostrar ao governo quem são essas famílias, como vivem e do que precisam para melhorar suas vidas.
“Em 2023, trabalhamos para modernizar o Cadastro Único e garantir eficiência para as políticas de proteção básica em especial para quem mais precisa”, afirmou o ministro.
O presidente Lula elogiou o trabalho e, segundo Wellington Dias, disse que “com um cadastro mais eficiente, cada centavo das políticas sociais chega realmente a quem mais precisa”.
Letícia Bartholo destacou a importância do trabalho desenvolvido para o aprimoramento das bases de dados. “Foi uma alegria apresentar ao presidente Lula as melhorias efetuadas no Cadastro Único em 2023 e as inovações estruturais já em desenvolvimento. O potencial do Cadastro como porta de inclusão social ficou claro a todos os presentes na reunião”, acrescentou.
Para Wellington Dias, o Cadastro Único desempenha papel estratégico tanto pela gestão das informações disponibilizadas quanto pela integração e cruzamento dos dados com outros programas sociais, o que ajuda no fortalecimento e na qualificação das informações do sistema.