Mais de 11 mil brasileiros no exterior já foram repatriados

Diário Carioca

Governo Federal auxilia regresso de brasileiros no exterior. Prioridade é o regaste de brasileiros em locais com voos cancelados.

Publicado em

06/04/2020 19h37

O Itamaraty está prestando auxílio a todos os brasileiros que estão no exterior impedidos de voltar ao Brasil, devido a medidas de restrição à circulação e cancelamentos de voos de companhias aéreas causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A ajuda está sendo feita por meio de suas embaixadas e consulados. 

As medidas incluem viabilizar embarques e incluir brasileiros em voos de repatriação organizados por outros países, liberação de vistos emergenciais para os cidadãos que estão em países com essa exigência e deslocamento em regiões com restrições de trânsito. 

O Governo Federal se esforça principalmente para facilitar o regresso de brasileiros que estão em países que possuem cancelamento de voos comerciais pelas companhias aéreas. Nessa situação, o governo está fretando voos para buscar os brasileiros.

De acordo com o Itamaraty, em torno de 11.200 brasileiros já retornaram ao Brasil com auxílio do governo.

Confira as ações mais recentes

Nesta segunda-feira (6), foi iniciada a operação de repatriação na África do Sul. O avião partirá de Joanesburgo para Guarulhos, com escala na Cidade do Cabo. Serão 256 brasileiros repatriados ao todo. A previsão de chegada do voo no Brasil é na madrugada desta terça-feira (7).

No domingo (5), partiu de Bogotá voo fretado pelo Itamaraty com 173 brasileiros. Desses, o MRE auxiliou 91 brasileiros a chegar a capital colombiana para embarcar no voo, eles estavam espalhados em 33 localidades.

No sábado (4), 48 brasileiros que estavam retidos no navio Celebrity Eclipse em San Diego, nos Estados Unidos, obtiveram autorização para desembarcar do navio e retornar ao Brasil. Junto com os brasileiros, vieram argentinos, colombianos, peruanos e uruguaios que estavam retidos no barco. A entrada dos estrangeiros foi excepcionalmente autorizada pelo Ministério da Justiça.3 Em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, 54 pessoas foram transportadas em 9 ônibus até Corumbá (RS).

Na sexta-feira (3), o Itamaraty facilitou o retorno via terrestre de 7 brasileiros que estavam na fronteira do Peru com o Brasil. No mesmo dia, 32 brasileiros que estavam em Cuba partiram de volta para o Brasil.

Veja outras dos últimos dias aqui

Auxílio consular

O Ministério das Relações Exteriores organizou em Brasília (DF) o Grupo Consular de Crise (G-Con), que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. O grupo tem cinco equipes organizadas por área geográfica, formadas por servidores em Brasília e nos postos. 

O MRE também disponibilizou um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros no exterior que estão sendo afetados pela crise do novo coronavírus.

Os números de contato de emergência no exterior podem ser acessados aqui. Para ligar, disque: 00 + código da operadora de longa distância + código do país + número. Também estão disponíveis os seguintes números para assistência aos brasileiros, divididos em regiões geográficas:

  • América do Sul: +55 (61) 9826 00 767
  • América do Norte, Central e Caribe: + 55 (61) 9826 00 610
  • Europa: + 55 (61) 9826 00 787
  • África e Oriente Médio: + 55 (61) 9826 00 568
  • Ásia e Oceania: + 55 (61) 9826 00 613

O Itamaraty também envia alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar informações sobre medidas de restrição de circulação determinadas pelo governo local, voos de volta ao Brasil, medidas de apoio aos brasileiros e contatos dos agentes consulares.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca