Antes das eleições de 2022 no Brasil, que estão marcadas para seu primeiro turno em 2 de outubro, a nova ferramenta de tendências de busca de imagens da Getty Images, VisualGPS Insights, reuniu resultados de busca e download de imagens dos candidatos à presidência Luís Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, alimentando-se de mais de 2,5 bilhões de consultas de pesquisa e download obtidas do site GettyImages.com.
A ferramenta, que analisou o interesse pelos termos de busca “Lula” e “Bolsonaro”, encontrou oscilações significativas nos últimos 12 meses. De acordo com os dados coletados entre agosto de 2021 e julho de 2022, no Brasil, o interesse por palavras relacionadas ao candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luís Inácio Lula da Silva, apresentou um crescimento significativo. No último ano, as buscas pelo termo “Lula” aumentaram 1011%, enquanto o termo “Lula da Silva”, 73%.
No mesmo período, o termo de busca “Bolsonaro” teve uma queda de 83%, enquanto as buscas por “Jair Bolsonaro” diminuíram em 88%. Nos últimos seis meses, os termos “Lula” e “Jair Bolsonaro”, formas mais comuns de se referir aos presidenciáveis diferem: de fevereiro a julho, o candidato do PT apresentou um aumento de 1.566% nas buscas, enquanto o candidato do Partido Liberal teve uma redução de 42% nos interesse do público.
Nos últimos 12 meses, as imagens mais populares baixadas do candidato do PT representam Lula cercado de políticos e simpatizantes, mostrando o polegar para cima, e com mais frequência ele é visto sorrindo ou entregando uma mensagem com veemência. No visual de Jair Bolsonaro, as imagens mais populares baixadas demonstram os momentos de concentração, estoicismo ou discurso do candidato que parece ser emocional.
AVISO LEGAL: Os dados disponíveis neste artigo não refletem as opiniões da Getty Images de forma alguma. Esses dados refletem apenas os resultados de pesquisa e download da ferramenta VisualGPS Insights da Getty Images. Para saber mais, acesse: https://creativeinsights.gettyimages.com/ptbr/visual-gps