O objetivo é garantir a efetividade das medidas de saúde para resposta à pandemia do novo coronavírus e leva em conta a dificuldade do SUS
Publicado em
01/04/2020 18h44
O Governo Federal prorrogou, por trinta dias, as restrições para entrada de estrangeiros provenientes da Venezuela por meios terrestres ou rodoviários. A Portaria nº 158 foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (31). A restrição, excepcional e temporária, considera a declaração de emergência em saúde pública pela Organização Mundial da Saúde e recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O objetivo é garantir a efetividade das medidas de saúde para resposta à pandemia do novo coronavírus e leva em conta a dificuldade do Sistema Único de Saúde brasileiro de comportar o tratamento de estrangeiros infectados.
A restrição não se aplica ao brasileiro, nato ou naturalizado; ao profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado; funcionários estrangeiros acreditados junto ao Governo Brasileiro e estrangeiro cujo ingresso seja autorizado em vista do interesse público.
O tráfego do transporte rodoviário de cargas e a execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizadas estão liberados.
Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública