Ir ao conteúdo Ir à navegação principal Política e Administração Pública 13/07/2023 – 11:49
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Para a autora do projeto, professores de educação infantil são discriminados
O Projeto de Lei 2387/23 determina a inclusão dos professores de educação infantil na carreira do magistério público da educação básica, para que eles sejam beneficiados pelo piso salarial estabelecido na Lei 11.738/08. Atualmente, por não estarem explicitados no texto da lei, esses profissionais têm o pagamento do piso vinculado à decisão administrativa local.
Pela proposta, são considerados professores de educação infantil os profissionais que exerçam função docente, com formação no magistério ou em curso de nível superior e aprovados em concurso público – atribuiçoes incluídas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).
Autora do projeto, a deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) argumenta que, apesar de cumprirem todos os requisitos da legislação para o exercício docente, muitas educadoras infantis da primeiríssima infância (entre 0 e 3 anos) têm seus direitos prejudicados por não serem enquadradas na carreira do magistério, sobretudo em relação ao piso salarial.
“Trata-se de verdadeira discriminação contra profissionais que lidam com a educação na primeira infância, momento de grande desenvolvimento do ser humano e que merece tanto reconhecimento quanto os demais professores”, reforçou a parlamentar.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de
Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rodrigo Bittar
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’.
Veja Também Câmara aprova criação do programa Escola em Tempo Integral Comissão aprova projeto que atualiza regras sobre educação previstas no ECA Trabalhadores de creches devem ter mesmos direitos dos demais educadores, defendem debatedores Projeto prevê oferta de vaga em creche próxima a trabalho dos pais Mais conteúdo sobre