Estudantes, professores, representantes de entidades, movimentos sociais e membros da sociedade civil participaram do Ato Nacional contra o Confisco de verbas da Educação, na tarde dessa terça-feira (18), no Centro do Rio. A manifestação em defesa da educação pública começou na Candelária e seguiu pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia.
De acordo com o ex-reitor da Uerj, Ricardo Lodi, o governo federal vem demonstrando total descaso com as instituições de ensino superior.
Em junho, retirou 14,5% dos recursos para manutenção e custeio das universidades. Agora em outubro, apesar de ter voltado atrás, anunciou outro corte de R$ 2,4 bilhões que inviabilizaria o funcionamento de universidades e institutos federais até o fim do ano.
“Precisamos retomar o investimento na educação, de forma a dar mais oportunidades aos nossos jovens. Nenhum país do mundo conseguiu se desenvolver economicamente sem investir em educação, ciência e tecnologia. Vamos seguir na luta para impedir os cortes orçamentários”, afirmou Lodi