O Armazém São Joaquim, bar localizado em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, tem sido alvo de ataques bolsonaristas nas redes sociais após um cliente embriagado destruir um quadro de Lula e uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco.
O que você precisa saber:
- O Armazém São Joaquim foi vandalizado por um cliente bolsonarista.
- O estabelecimento tem sido alvo de ataques nas redes sociais de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
- A placa de Marielle foi dada de presente aos donos do bar pela mãe da vereadora assassinada.
Segundo os donos do bar, o vandalismo ocorreu na última quinta-feira (11). O cliente, que não teve a identidade revelada, estava embriagado e teria se incomodado com as homenagens a Lula e Marielle.
“Ele começou a xingar e a chamar Lula de vagabundo. Depois, pegou um pedaço de madeira e destruiu o quadro e a placa”, contou um dos donos do bar ao jornal O Globo.
Após o ato de vandalismo, outros bolsonaristas têm feito avaliações negativas ao bar no Google. A nota média do estabelecimento é de 4,6 de 5 no buscador, mas usuários têm publicado avaliações negativas mesmo sem ter ido ao local.
Um dos comentários diz que “só de ter foto do Lula já se vê que é reduto da esquerdalha. Nota 0” (sic). Nos comentários do Instagram do bar, outros bolsonaristas também fizeram comentários negativos sobre o espaço, manifestando apoio ao vândalo e criticando o estabelecimento pelas homenagens a Lula e Marielle.
A placa de Marielle foi dada de presente aos donos do bar pela mãe da vereadora assassinada, Marinete da Silva. O quadro de Lula foi doado pela artista plástica Rafamon.