As equipes do programa Lixo Zero, da Comlurb, estão reforçando a ação nas ruas da cidade para combater o descarte irregular de pequenos detritos como guimbas de cigarro, papéis, copos e latinhas de bebidas. Com operações em formato de blitz, grupos de até 30 profissionais vão a locais de grande movimento para orientar, notificar, fiscalizar e multar quem descumpre a Lei de Limpeza Urbana. Eles já passaram por bairros como Centro, Copacabana e Méier e irão a outras regiões da capital.
As operações vão ocorrer também durante o carnaval, e os foliões devem ficar atentos nas ruas. Urinar em vias públicas também é proibido e está na mira da fiscalização.
O programa Lixo Zero tem, ao todo, 137 agentes. Somente numa manhã, no Centro, por exemplo, foram aplicadas 49 multas. A blitz permite que o fiscal fique conhecido na região e inibe a ação de quem ainda descarta resíduos irregularmente.
O local escolhido para a blitz será sempre um com grande movimentação de pedestres e onde há maior acúmulo de lixo descartado em local proibido. As multas mais comuns são para quem joga pequenos resíduos nas ruas (R$ 273,09) ou urina em vias públicas (R$ 748,21).