Campanha na Semana Nacional de Trânsito alerta sobre aumento de acidentes na Linha Amarela

Diário Carioca
Linha Amarela - Crédito: Divulgação/Lamsa

Com expressivo aumento no número de acidentes na Linha Amarela, a Lamsa, concessionária que administra a via expressa, aproveita a Semana Nacional de Trânsito, que começa nesta segunda-feira (18/09) e vai até o dia 25/09, para acender o alerta vermelho.

Somente de janeiro até agosto de 2023, a empresa registrou 450 acidentes em seu trecho de concessão: a maior parte (261) envolvendo motos. Entre as ocorrências com motocicletas, 158 tiveram vítimas, sendo quatro fatais. Além disso, foram registrados oito casos envolvendo corte com linha de pipa. O número de ocorrências na via expressa em 2023 já é quase igual ao registrado em todo ano de 2022. 

Para conscientizar motoristas e motociclistas, a Lamsa preparou a campanha #Juntos por um trânsito mais seguro, que seguirá ao longo do mês de setembro. Dentre as ações estão as instalações de novas lonas na entrada do túnel, em ambos os sentidos, e ao longo da via com foco na prevenção de acidentes, e implantação de banners na praça do pedágio com orientações, como “respeite a sinalização”, “é proibido o uso de celular na direção” e “mantenha uma distância segura do veículo da frente”. 

“Os números registrados na Linha Amarela são um alerta sobre a necessidade dos cuidados na direção. O momento é uma boa oportunidade para conscientizar e buscar uma mudança de comportamento dos motoristas. Queremos educar e engajar a sociedade a adotar atitudes positivas que garantam um trânsito mais seguro e responsável para todos”, afirma José Viana, gerente de Operação da Lamsa.
 
 

Durante a semana, haverá distribuição de panfletos informativos sobre a segurança no trânsito em parceria com a Operação Lei Seca, além de ação interativa na praça do pedágio com o Projeto Social de Olho na Pista. A concessionária também distribuirá e instalará, nos dias 19/09 e 21/09, antenas antilinhas de pipas em motocicletas. 

Linha Amarela - Crédito: Divulgação/Lamsa
Linha Amarela – Crédito: Divulgação/Lamsa

Atenta às necessidades dos motociclistas e mantendo o compromisso de contribuir para um trânsito mais seguro e responsável, a Lamsa vem investindo em parcerias educativas e informativas. Banners informativos foram colocados nos dois sentidos da via, chamando a atenção dos motociclistas sobre a necessidade do uso correto de antena antilinha, equipamento de proteção capaz de salvar vidas. A concessionária adotou ainda uma faixa azul, de 150 metros, próximo à praça do pedágio, onde o tráfego é exclusivo para motos.

Cronograma das ações da Lamsa: 

18/09: ação conjunta com a Operação Lei Seca na praça do pedágio, das 10h às 13h, em ambos os sentidos;

19/09: ação de distribuição de antenas antilinhas de pipas, das 14h às 17h, no recuo localizado antes da entrada do Túnel da Covanca;

21/09: mais um dia de distribuição de antenas antilinhas de pipas, das 9h às 12h, no recuo localizado antes da entrada do Túnel da Covanca;
25/09: ação interativa na praça do pedágio com o Projeto Social de Olho na Pista, das 10h às 12h.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca