Através do programa Cidade Integrada, o Governo do Estado do Rio levou nesta quinta-feira mais de 100 crianças do Complexo do Jacarezinho, Muzema, Cesarão e Cantagalo-Pavão-Pavãozinho para conhecer o Reder Circus, no Leblon. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, faz parte do projeto Passaporte Cultural, que já impactou a vida de quase 4.500 pessoas dessas comunidades.
– Entendemos que a cultura é um motor de desenvolvimento social e uma ferramenta de transformação. Então, nada melhor do que unir forças com o Passaporte Cultural e ampliar o acesso à cultura da população de baixa renda, incentivando a formação de plateia e garantindo visitas a centros culturais de grande relevância – afirmou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
As crianças participaram de brincadeiras, curtiram o espetáculo e ainda aproveitaram para saborear um bolo em comemoração ao aniversário de um ano do Cidade Integrada. David Lucas, de 11 anos, morador da comunidade do Pavão Pavaozinho, ficou emocionado com a iniciativa.
– É muito bom estar aqui com meus amigos. Esse ambiente está muito alegre, só consigo sentir felicidade. Adorei os palhaços e os números de malabarismo. Foi uma experiência única – contou David.
O articulador comunitário do Pavãozinho, Thiago Guilherme, falou sobre a importância de iniciativas como essas na vida das crianças.
– A experiência com essas crianças está sendo ímpar. Temos muitos meninos e meninas na comunidade que não têm esse acesso à cultura. Essa parceria com o passaporte cultural está sendo fundamental para ajudar nesse processo de incentivo ao meio artístico. A experiência se torna ainda mais bacana por conta da qualidade desse show muito conhecido no Estado do Rio – disse Thiago.
O acesso aos equipamentos culturais é feito com o Passaporte Cultural, programa criado pela Secretaria de Cultura, e executado pela Escola da Cultura. Neste ano, já foram realizadas visitas a lugares como o Circo Abracadabra, Unicirco, Parque Shanghai, Museu de Arte do Rio (MAR), Parque Lage, Planetário e o Museu do Amanhã.
– A Escola da Cultura foi criada com intuito de garantir apoio aos municípios, incentivando atividades em todo o estado, e o Passaporte Cultural realiza exatamente isso. Por meio da parceria com o Cidade Integrada, conseguimos atender as comunidades contempladas no programa, entregando um serviço para pessoas que, historicamente, se encontravam distantes dos equipamentos culturais. A cultura tem uma magia de transformar o interior das pessoas. Dentro disso, elas entendem que o universo delas pode ser ampliado. Assim, elas promovem mais sonhos e conhecem novos significados para a vida. Não trazemos só alegria nesses passeios, mas também uma chance de sonhar e buscar novos ares – destaca a Subsecretária e Diretora da Escola da Cultura, Cláudia Viana.
O Passaporte Cultural atende escolas, instituições beneficentes, associações de moradores e organizações culturais comunitárias, levando grupos de pessoas para conhecerem gratuitamente equipamentos culturais. Para quem deseja participar, basta entrar em contato através do e-mail passaporteculturalrj@cultura.rj.gov.br