A Comlurb preparou uma operação especial de limpeza para a abertura oficial do Carnaval 2020, neste domingo, 12 de janeiro, no mesmo palco da festa do Réveillon, na Praia de Copacabana. Serão 242 garis e 38 agentes de limpeza urbana divididos em turnos, desde as 8h até meia-noite. O foliões assistirão à final do concurso que vai eleger Rei Momo, Rainha e princesas do Carnaval, além do show do Bloco da Favorita e apresentação de diversos artistas. Os serviços incluem:
- _varrição;
- _esvaziamento de contêineres e papeleiras;
- _remoção de resíduos.
A pré-limpeza ocorrerá das 8h às 17h, com 50 garis, na Avenida Atlântica, nas vias de acesso ao palco e na entrada das estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo do metrô. A manutenção principal ocorrerá das 14h à meia-noite, com 145 garis em diversos pontos, incluindo ruas transversais, do Posto Seis à Avenida Princesa Isabel, a Nossa Senhora de Copacabana e Barata Ribeiro, e 105 garis em toda a área em frente ao palco.
Os garis farão os serviços em toda a orla, do Posto Seis à Avenida Princesa Isabel, no calçadão, ciclovia, pista ao lado da ciclovia, canteiro central, e pista e calçada dos prédios. Serão disponibilizados 120 contêineres de 240 litros nos acessos ao evento, além dos 300 que foram colocados na faixa de areia pelo programa Praia Limpa, e a Companhia vai trabalhar com 32 veículos, entre compactadores, basculantes, pás carregadeiras e uma van lava jato para a lavagem das vias ao fim do evento, com água de reuso.
A Comlurb pede que os foliões colaborem, usando os contêineres para o descarte correto de resíduos.