Os cidadãos que tiverem os hidrômetros de suas residências furtados terão direito à reposição gratuita do equipamento por parte da concessionária de água e esgoto. É o que determina o projeto de lei 61/19, do deputado Fábio Silva (DEM), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (03/03), em discussão única. O texto seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.
Para ter direito ao benefício, o consumidor deverá apresentar o boletim de ocorrência do furto no momento da requisição do novo aparelho, com dados como o endereço do imóvel e o número de matrícula existente na fatura. Em caso de descumprimento, a concessionária poderá ser multada de acordo com as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Os hidrômetros viraram alvo de ladrões por causa do material que reveste o equipamento, que é revendido. Segundo a Cedae, houve um aumento de 45% no número de furtos registrados. Nada mais justo que o consumidor, que já foi penalizado com o furto, fique isento da reposição do equipamento, uma vez que Segurança Pública é um dever do Estado para com o cidadão”, defendeu o autor da medida