A fim de discutir e avaliar os desafios e as boas práticas da poda na arborização urbana, atividade que envolve diversos aspectos técnicos, ambientais, legais e sociais, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado vai promover amanhã e sexta-feira (dias 29 e 30/7) o seminário Poda de árvores em logradouros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O encontro também vai abordar as normas e procedimentos mais adequados para a realização da poda, bem como os serviços ambientais oferecidos pela arborização urbana, que melhoram a qualidade de vida da população.
O evento, que será realizado na sede do Crea-RJ (Rua Buenos Aires, 40, Centro,RJ), contará com debates e palestras dos engenheiros florestais Flávio Telles, Marina Souza e Edinilson dos Santos. Também vão participar coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal, Agronomia e Elétrica do Crea-RJ; bem como representantes da Light, Enel, Comlurb, Fundação Parques e Jardins, e do curso de pós-graduação em Arborização Urbana da UFRRJ/SBAU.
Ao final do encontro, haverá a definição de procedimentos para a elaboração de normativa sobre poda na arborização urbana, envolvendo os aspectos: legal, técnico, econômico, ambiental, social e administrativo.
O seminário será presencial, gratuito e aberto ao público, mas também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube WebTV Crea-RJ.
O evento é voltado para profissionais e estudantes das áreas de agronomia e engenharia florestal e elétrica; além de técnicos de diversas áreas e a população em geral. Não perca esta oportunidade para se informar a respeito de um tema que afeta diretamente todos os moradores da cidade e região metropolitana; em um debate importante em prol da melhoria da qualidade de vida dos fluminenses.
Serviço:
Seminário “Poda de árvores em logradouros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”
Programação:
PRIMEIRO DIA – 29/7
9h – Abertura
9h20 – ‘Poda em árvores urbanas, objetivos e melhores práticas’, com a engenheira florestal Marina Moura de Souza.
10h – ‘A poda nas municipalidades: experiências atuais da cidade do Rio de Janeiro’, com o engenheiro florestal Flávio Pereira Telles.
10h30 – Coffee break
10h40 – ‘Relação entre a prefeitura de Belo Horizonte e a Companhia Energética de Minas Gerais na prestação de serviços de arborização urbana’, com o engenheiro florestal Edinilson dos Santos.
11h20 – Debate, com a Mediadora – engenheira florestal Denise Baptista Alves, Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CEEF) do Crea-RJ.
12h30 – Almoço
Início da apresentação de representantes de concessionárias, prestadoras de serviços e outros:
14h – Light S/A
14h20 – Enel
14h40 – Companhia Municipal de Limpeza Urbana da cidade do Rio de Janeiro (Comlurb)
15h – Coffee break
15h10 – Curso de pós-graduação lato sensu em Arborização Urbana da UFRRJ/SBAU, com o coordenador do programa, prof. João Vicente Latorraca
15h20 – Secretaria municipal/Fundação Parques e Jardins, da cidade do Rio de Janeiro
15h40 – Coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal, Agronomia e Elétrica do Crea-RJ
16h – Debate, com o mediador – engenheiro florestal Paulo Leles
SEGUNDO DIA – 30/7
9h – Discussão e definição de procedimentos para a elaboração de normativa sobre poda na arborização urbana, envolvendo aspectos: legal, técnico, econômico, ambiental, social e administrativo.