Crianças e jovens de Tanguá iniciam aulas de música gratuitamente 

Diário Carioca
Orquestra que Transforma - Foto: Divulgação

Crianças e jovens do município de Tanguá começaram a ter aulas de música gratuita. através do programa educacional de música, coro e arte “Orquestra que Transforma”, realizado pelo Instituto Realizando o Futuro, em parceria com a UniRio. As aulas iniciaram nesta quarta (27).

O programa atende mais de 4000 alunos da rede municipal.

Orquestra que Transforma - Foto: Divulgação
Orquestra que Transforma – Foto: Divulgação

O prefeito Rodrigo Medeiros (PL) garantiu a renovação desta política pública de educação que começou em 2022, através de emenda parlamentar realizada pela deputada federal Rosângela Gomes (Republicanos).

“O Orquestra que Transforma é a esperada continuidade do nosso programa de Educação Musical. A chancela da UniRio, através do Instituto Realizando o Futuro, traz uma ação de vanguarda para nossa pequena Tanguá. Já éramos referência positiva na região. Agora somos um case de sucesso”, afirma o Secretário Municipal de Educação de Tanguá, Luciano Lúcio Natalino. 

Os pais da criançada ficam emocionados com a transformação que o projeto gera na vida de seus filhos, e na vida da família como um todo.

“O projeto orquestra que transforma é um sonho realizado. Minhas filhas tinham o sonho de aprender música e eu como mãe me sentia frustrada por não poder arcar. O projeto veio como uma grande oportunidade e elas estão aproveitando e evoluindo lindamente com seus instrumentos”, afirma Micheli Carcabini, 42, mãe das gêmeas Luiza e Emilly, de 12 anos.

Orquestra que Transforma - Foto: Divulgação
Orquestra que Transforma – Foto: Divulgação

As meninas comemoram a oportunidade:

“Eu sempre quis aprender algum instrumento, mas nunca pensei em tocar violino, achava que seria impossível aprender, mas com o tempo percebi que estava aprendendo e hoje tenho um sonho realizado e eu amo tocar violino”, conta Luiza. 

A irmã, Emilly, completa: “Faço aulas de violino, e o projeto mudou muito minha vida e minha mente, eu comecei em 2022 e me ajudou bastante, eu só vivia dentro do quarto pois eu acredito que todo adolescente passa por uma fase assim, logo depois que entrei eu desenvolvi coisas novas, aprendi muito fiz vários amigos e fui perdendo a vergonha pouco em pouco e hoje sou mais confiante e mais feliz com minha mudança”.

Isabely dos Santos Nogueira, de 14 anos, também fala sobre a sua experiência: “o projeto fez com que eu tivesse a oportunidade de realizar o meu sonho de tocar um instrumento que eu achava perfeito e delicado, mas nunca tive a chance de ter uma aula e quando o projeto começou eu vi a oportunidade dos meus sonhos se tornar realidade, e hoje tenho a oportunidade de participar de apresentações e aulas gratuitas de violino, e agora posso tocar um instrumento que me deixa perplexa com tamanha delicadeza,e eu fico feliz que tenho essa oportunidade e espero que continue, pois é a realização de um dos meus sonhos”. 

O programa Orquestra que Transforma abrange 4 ações: (1) a Orquestra Que Transforma, (2) o Canto Coral Livre, (3) o Música em Movimento e (4) o Festival Juvenil de Música, cada um com seus objetivos individuais e particularidades, mas sempre com interseções entre eles, e todos com o mesmo propósito: contribuir com a diminuição da vulnerabilidade em todas as perspectivas através da música.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca