Cristo Redentor será iluminado em vermelho bordô para aniversário da Biblioteca Nacional

Diário Carioca
Rio de Janeiro

O monumento ao Cristo Redentor será iluminado em vermelho bordô nessa segunda-feira à noite em homenagem ao aniversário de 213 anos da Biblioteca Nacional (BN) – um órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

Fundada em 29 de outubro de 1810 pelo imperador D. João VI, a Biblioteca Nacional é a instituição cultural mais antiga do Brasil, a maior biblioteca da América Latina e uma das dez maiores do mundo, segundo a UNESCO. O Dia Nacional do Livro é celebrado na mesma data, em homenagem ao aniversário da BN.

Protocolo de intenções

A iluminação do monumento ocorrerá ao final da cerimônia prevista para as 19h, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, com as presenças do presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi – junto com uma comitiva de servidores – e do reitor do Santuário, Padre Omar. As instituições assinarão um protocolo de intenções de cooperação mútua, que prevê a realização de uma pesquisa no acervo da BN relacionada ao Santuário.

“O Cristo Redentor é um dos grandes símbolos do Brasil, que transcende línguas e fronteiras. A Biblioteca Nacional é um traço de união entre nosso país e o mundo – tesouro da memória nacional, acervo que abrange igualmente esse monumento de vasta potência simbólica”, afirma Marco Lucchesi.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca