Cultura divulga programação do Cine Henfil deste fim de semana

Diário Carioca

Pular para o conteúdo

Sessões gratuitas acontecem entre sexta-feira (28/07) e domingo (30/07) às 17h quarta-feira, 26 julho 2023

Elsson CamposA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma programação especial no Cine Henfil para este fim de semana (28 e 30 de julho) com a exibição de filmes e documentários. Os ingressos são gratuitos e distribuídos na bilheteria antes do início dos filmes.

Nesta sexta-feira (28/07), o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, será exibido às 17h. No sábado (29/07), terá a exibição do documentário ‘Cidade de Deus – 10 anos depois’, de Cavi Borges e Luciano Vidigal, às 17h. Já no domingo (30/07), o filme ‘Cidade dos Homens’, de Paulo Morelli, será exibido às 17h.

Sinopses:

Cidade de Deus – Dadinho (Douglas Silva) e Buscapé são grandes amigos, que cresceram juntos imersos em um universo de muita violência. Na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro, os caminhos das duas crianças divergem, quando um se esforça para se tornar um fotógrafo e o outro o chefe do tráfico. Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que vive amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, e acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, enquanto Dadinho, agora Zé Pequeno (Leandro Firmino), se torna o temido chefe do tráfico da região, continuando com o legado de violência que remonta a décadas anteriores – e parece ser infinita. Considerado um dos melhores filmes da história do cinema brasileiro. Classificação: 16 anos.

Cidade de Deus – 10 anos depois – Como o próprio título já diz, resgata os dez anos passados desde o lançamento de Cidade de Deus (2002), longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que recebeu quatro indicações ao Oscar. Procura mostrar as transformações vividas pelos atores do longa na última década. Deram entrevistas atores como Seu Jorge, Alice Braga, Leandro Firmino da Hora, Darlan Cunha, Roberta Rodrigues, dentre outros. Classificação: 14 anos.

Cidade dos homens – Amigos de infância, Acerola e Laranjinha estão se aproximando dos 18 anos. Acerola cria seu filho sozinho, já que a mãe vai trabalhar em São Paulo. Laranjinha tenta encontrar seu pai, sumido há muito tempo. Eventualmente, Laranjinha o encontra e fica sabendo que ele acabou de cumprir uma pena de 15 anos na cadeia. À medida que verdades do passado surgem, os dois amigos têm sua amizade testada. Classificação: 16 anos.

Sobre o cinema

Administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), o Cinema Público Municipal Henfil tem capacidade para 200 pessoas, sendo 190 com assentos comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo. O Cine Henfil funciona de terça a quinta-feira, com sessões voltadas para o projeto Cine Escola, com programação temática trabalhada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Estamos nas Redes Sociais

Utilizamos Cookies e outras tecnologias próprias e de terceiros para fazer nosso site funcionar de maneira correta e segura e para personalizar seu conteúdo. Utilizamos eles também para analisar a navegação dos usuários e poder ajustar a publicidade de acordo com seus gostos e preferências. Conforme você pode conferir aqui.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca