O deputado estadual Guilherme Delaroli (PL) enviou ofício à presidência da concessionária Águas do Rio solicitando a expansão da rede canalizada em Itaboraí, na Região Metropolitana. O percentual de cobertura não chega a 30%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mesmo durante o recesso parlamentar, o gabinete do presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) continua recebendo muitas queixas sobre a baixa qualidade da água que a população tem acesso.
A ausência de rede canalizada em bairros da cidade faz parte dos moradores recorrerem a poços artesianos, o que levou o deputado Guilherme Delaroli a alertar o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.
Levantamento realizado pelo IBGE, em 2019, apontou que somente 29% da população de Itaboraí tinha abastecimento de água, o restante recorria a poço artesiano ou carro-pipa.
No final de 2021, a Águas do Rio assumiu a concessão no município, mas ainda não há informação sobre o quadro atual de saneamento.
“Muitas vezes, a população acaba consumindo água imprópria, provocando problemas de saúde. Estou fazendo contato com o presidente da concessionária para que ele possa entender a necessidade de urgência na expansão do abastecimento de água para todo o município de Itaboraí”, afirma o deputado Guilherme Delaroli.