Detran organiza mutirão para serviços de identificação civil

Diário Carioca

A partir da próxima segunda-feira (05.02), o Detran-RJ montará um esquema de mutirão para ampliar a oferta de vagas do serviço de identificação civil. Ao todo, serão estruturados três pontos na capital para atender os usuários que precisem solicitar a primeira e a segunda via do documento: a sede do departamento e os postos de vistoria da Francisco Bicalho (São Cristóvão) e da Barra da Tijuca.

Os mutirões serão realizados diariamente das 9h às 16h e terão distribuição de senhas. No período do carnaval, de sexta-feira (09.02) até quarta-feira (14.02), não haverá a força-tarefa. O reforço retornará na quinta-feira (15.02) e seguirá até a diminuição da demanda reprimida.

“Na última semana, o sistema de identificação civil passou por um problema técnico que gerou um acúmulo de demanda. Apesar de já termos resolvido a questão, com o retorno do sistema, montamos um esquema para ampliar o atendimento e facilitar a vida do cidadão fluminense. Estes mutirões vão ser realizados até conseguimos diminuir consideravelmente as demandas pelos serviços de identificação civil”, disse Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

O sistema de identificação civil do Detran-RJ voltou ao normal na última quinta-feira (01.02). Desde sexta-feira (02.02), os agendamentos para a marcação dos serviços poderão ser feitos pelo teleatendimento (0800-0204040 ou 3460-4040) e pelo site do órgão – www.detran.rj.gov.br. Com a retomada do sistema, os postos de identificação voltarão a atender normalmente.

Como emitir a identidade

Para a emissão da carteira de identificação, o cidadão  precisa apresentar certidão original e cópia: nascimento ou casamento.  A certidão precisa ser a emitida mais recentemente. Os pedidos da primeira via da identidade são feitos de forma gratuita. Já os da segunda via precisam de pagamento de DUDA (código 500-2) no valor de R$37,15.

Os cidadãos que quiserem acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP devem levar estes documentos originais. Menores de 12 anos só podem realizar o serviço se estiverem acompanhados de seus responsáveis.

Os usuários podem comprovar estado de vulnerabilidade social e conseguir a isenção da taxa, desde que apresentem a documentação de comprovação da Defensoria Pública ou da Fundação Leão XIII. A isenção também é permitida em caso de roubou ou furto. No entanto, para isso é preciso a apresentação do Boletim de Ocorrência.

MUTIRÕES DETRAN- IDENTIDADE CIVIL

 

SEDE DO DETRAN – Av. Presidente Vargas, 817 – Centro

POSTO FRANCISCO BICALHO – Rua Idalina, 35 – São Cristóvão

POSTO DA BARRA DA TIJUCA – Avenida João Cabral de Melo Neto, s/nº ao lado da entrada e carga do Via Parque

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca