O prefeito do Rio, Eduardo Paes, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e o presidente da Riotur, Ronnie Costa, visitaram os 12 barracões das escolas do Grupo Especial, na Cidade do Samba, neste sábado (11/02). Ao término da inspeção, os dois foram participar da lavagem da Marquês de Sapucaí e inauguraram o novo sistema de iluminação da passarela.
– Falta menos de uma semana para o Carnaval da Sapucaí, que é de todo o estado do Rio de Janeiro, tem escola de Nilópolis, lá do outro lado da Baía de Guanabara, gente de Caxias, de Belford Roxo. Os últimos anos foram de muito desrespeito ao Carnaval, primeiro por parte da própria Prefeitura e, depois, do governo federal. É muito bom saber que temos de novo o governo federal apoiando a festa. Viva o Carnaval carioca, que para todos nós começa no dia de hoje – disse o prefeito Eduardo Paes.
Na Cidade do Samba, a ministra Daniela Carneiro falou da importância do carnaval para o turismo do Rio. E destacou seu apoio à maior manifestação cultural do Brasil.
– O Rio de Janeiro é a porta de entrada no país, e o Carnaval automaticamente é muito lembrado. Viemos somar à retomada do carnaval, que a gente venha fortalecer, cada vez mais, o turismo no Rio de Janeiro. E que a gente possa atrair cada vez mais visitantes. Vamos juntos, porque o povo está necessitando desse momento importante, dessa festa maravilhosa, de alegria e cultura – ressaltou a ministra do Turismo.
Seguindo a tradição dos eventos que abrem o Carnaval do Rio de Janeiro, o prefeito e a ministra participaram da cerimônia de lavagem da pista da Marquês de Sapucaí. Baianas, componentes da bateria e outros integrantes das escolas participaram do ritual, uma prática que atrai, segundo crenças religiosas, energias positivas para o Carnaval.
Neste ano, Império Serrano, Grande Rio, Mocidade, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira abrem os desfiles do Grupo Especial no domingo de Carnaval (19/02). E, na segunda-feira (20/02), desfilam a Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor e Viradouro.
– O Carnaval tem muitas tradições, e não podemos fugir delas. A lavagem acontece há muitos anos na Sapucaí, foi lançada pelas próprias baianas, e essa história tem que ser eternizada. A visita aos barracões é como um incentivo, para estar junto das escolas de samba. Essa parceria é que faz essa festa ser brilhante. Os artistas são os carnavalescos, os pedreiros, as costureiras que ajudam a manter esse espetáculo, e o poder municipal é mais um ator nessa grande festa que é o Carnaval carioca – disse o presidente da Riotur, Ronnie Costa.
Luzes na Avenida vão acender no ritmo das baterias das escolas
O Sambódromo também inaugurou na noite deste sábado a sua nova iluminação, além de realizar o teste de som, nos ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial: Vila Isabel e Viradouro. A Rioluz promoveu, mais uma vez, a modernização da iluminação da Sapucaí, aumentando para 490 novos projetores e luminárias em LED.
Ao longo de toda a Passarela do Samba, os carnavalescos poderão contar também com luzes coloridas de RGBW, uma tecnologia que estreou na folia do ano passado e, agora, traz uma novidade: as luzes cênicas serão acesas no ritmo da bateria das escolas, deixando ainda mais animado o maior show da terra.
A iluminação cênica no Sambódromo é controlada por técnicos em uma sala com 14 câmeras para facilitar o movimento dos projetores. O projeto é desenvolvido por meio de equipamentos que fazem a programação 3D e monitorado pelas câmeras em tempo real.
Durante os desfiles, entre sexta-feira (17/02) e o sábado seguinte (25/02), haverá no Sambódromo cerca de 180 colaboradores da Rioluz e da subconcessionária Smart Luz, em esquema de plantão, para cuidar da iluminação do local e do entorno