Os taxistas do Rio de Janeiro já podem comemorar. Nesta quarta-feira (05), o governador Cláudio Castro vai assinar o decreto do CredTaxi AgeRio para a concessão de linhas de crédito para os profissionais, com recursos da AgeRio – Agência Estadual de Fomento.
A conquista da classe contou com o empenho do deputado Jorge Felippe Neto, que se dedicou à aprovação na Alerj até a sanção do governador. O decreto prevê que a garantia do financiamento será o próprio carro adquirido.
De acordo com o deputado, o taxista deverá assinar um contrato de cessão fiduciária com a AgeRio, transferindo a titularidade do veículo até a liquidação da dívida.
“Após o pagamento, o automóvel volta a estar no nome do comprador. O veículo só poderá ser usado como garantia caso esteja seguro contra sinistros. Vale ressaltar que o uso do carro como garantia dispensa a análise da restrição de crédito”, esclarece ele.
O limite da linha de crédito aumentou de R$ 80 mil para até R$ 100 mil e contempla os taxistas intermunicipais, mesmo aqueles com restrição de crédito em consequência da pandemia de covid-19. O taxista também terá a possibilidade de pausa no pagamento das parcelas, sem qualquer alteração das condições do empréstimo ou cobrança de multa