A Enel Distribuição Rio contabilizou, nesta quinta-feira (30), por meio do serviço contratado de Monitoramento e Alerta Climático da Climatempo, 4.196 raios nuvem-solo (que atinge a terra) em toda a sua área de concessão. Os municípios mais atingidos por descargas atmosféricas foram Duque de Caxias (1.472), Resende (943), Guapimirim (326), Cachoeiras de Macacu (316) e Paraty (241).
Além de chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas, o Serviço de Monitoramento e Alerta auxilia na indicação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, possibilitando que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, toda área de concessão da Enel Distribuição Rio e, em caso de alguma ocorrência, agir de maneira mais rápida e assertiva. Esse trabalho é realizado 24 horas por dia, com dados fornecidos em tempo real pela Climatempo, e serve para o planejamento e a mobilização das equipes, minimizando o tempo de restabelecimento em caso de interrupção no fornecimento de energia.
O sistema emite boletins diários sobre as condições meteorológicas em toda a área de concessão da distribuidora e possibilita o planejamento e antecipação para o atendimento das emergências. O programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alertas para previsão de riscos para cada local monitorado.
Cuidados dentro de casa durante a tempestade
– Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;
– Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
– Evitar consertos de instalações elétricas;
– Se possível, permanecer dentro de casa ou local abrigado enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante a tempestade
– Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
– Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados