A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) promoveu dois eventos especiais em comemoração ao seu aniversário de 30 anos, celebrado nesta quinta-feira (30/3). As comemorações começaram na noite de quarta-feira (29/3) com uma solenidade especial na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Já no dia do aniversário, a comemoração foi por meio de um evento bem tradicional entre as forças de segurança e ordenamento urbano, com uma corrida de revezamento e cabo de guerra, realizados na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.
– Chegamos aos 30 anos da Guarda Municipal e estamos celebrando a instituição que ajudamos a construir, dos servidores que estão desde a criação, que me incluo, até os que foram chegando ao longo dos anos e agregando a essa instituição tão valorosa. A Guarda é valiosa porque serve a população carioca com excelência e essa missão está impregnada em cada servidor que ama a instituição e a nossa cidade – destacou o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.
A noite de gala na Cidade das Artes contou com apresentação especial da Banda Sinfônica da Instituição; do Ballet do guarda municipal e bailarino Nildo Muniz; apresentação da guarda municipal e bailarina clássica Mariana Neves, além dos subinspetores Alves e Edmo e do guarda municipal Benício, que cantaram estilos diferentes, do samba à MPB. Houve ainda a participação especial da bateria da Escola de Samba Portela. Participaram do evento o inspetor geral Ricardo e cerca de 600 convidados, entre inspetores, subinspetores, guardas municipais, além do secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, e representantes de outras forças policiais.
A solenidade teve início com uma breve apresentação da história de como surgiu a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, desde o ano de 1831. Em seguida, aconteceram as apresentações especiais, e ao término um grande coral se formou para cantar, com o acompanhamento da Banda, a canção da Guarda Municipal “De Sol a Sol”. Ainda no final, o público se divertiu com a participação da escola de samba Portela, que levou sambistas, mestre sala e porta-bandeira. O evento foi realizado para prestigiar os servidores e funcionários da instituição.
Já as atividades desportivas desta quinta-feira contaram com cerca de 200 participantes, incluindo convidados do Exército e das Guardas Municipais de Mesquita e de Japeri.
A competição de cabo de guerra contou com competidores do Batalhão de Guardas do Exército, guardas municipais de Mesquita e de Japeri, além do efetivo de setores administrativos e operacionais da GM-Rio. A equipe formada por guardas do Grupamento Tático Móvel (GTM) da GM-Rio sagrou-se vencedora do torneio. A equipe do Batalhão de Guardas do Exército foi a vice-campeã e o terceiro lugar ficou com as equipes da Guarda Municipal de Mesquita.
Já a corrida de revezamento 5×800 contou com equipes formadas por integrantes do Batalhão de Guardas do Exército, guardas municipais de Mesquita, além de efetivo da GM-Rio. Nessa categoria, a equipe da Comissão Desportiva da GM-Rio (CDGM) saiu vitoriosa, e as equipes do Batalhão de Guardas do Exército foram os vice-campeões. A GM de Mesquita ficou em terceiro lugar