A Firjan recebeu na tarde desta segunda-feira, 17/07, professores e executivos da universidade norte-americana Southern University para a assinatura do Memorandum of Understanding (MOU). O acordo internacional foi firmado pelo vice-presidente da Federação, Luiz Césio Caetano, e pela Reitora de Assuntos Internacionais da Southern University e deputada do estado de Louisiana, dos Estados Unidos, Barbara Carpenter.
O documento oficializa o Brazil Youth Development Program, projeto que tem por objetivo auxiliar jovens afrodescendentes, moradores de comunidades da cidade do Rio de Janeiro e que estejam em situação de vulnerabilidade social. A proposta do programa é beneficiá-los em empreendedorismo, inovação, tecnologia, iniciação profissional e desenvolvimento de competências socioemocionais, as quais serão oferecidas na Firjan SENAI SESI Maracanã.
Caetano fez a abertura da solenidade, ressaltando a importância da Southern University como uma das Faculdades e Universidades Historicamente Negras (Historically Black College and University – HBCU) dos EUA e seu comprometimento com a inclusão.
“Esse Memorando de Entendimento é de grande relevância para o fortalecimento das oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento das soft skills dos nossos estudantes, que são instrumentos para mitigar a evasão escolar entre jovens negros. Queremos, com o Brazil Youth Development Program, proporcionar a meninos e meninas negras conhecimentos, trocas e experiências que contribuam para que alcancem todo o seu potencial de desenvolvimento”, destacou.
Uma das cinco mulheres negras, entre mais de 100 deputados do estado de Louisiana, Barbara Carpenter contou que a Southern University recebe estudantes de todo o mundo, sendo muitos deles brasileiros. Ela e os membros da comitiva tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Firjan SENAI SESI Maracanã no período da manhã.
“Realmente aprecio o trabalho que a Firjan SENAI SESI está oferecendo para este projeto. Estamos sempre preocupados com o crescimento e a juventude negra no nosso país, assim como vocês estão aqui no Brasil. Vamos nos esforçar para garantir que nossos jovens tenham tudo o que precisam para progredir”, afirmou Carpenter, que fez questão de destacar os projetos realizados na área de eletrônica e tecnologia da informação desenvolvidos na unidade Maracanã, bem como a metodologia de Desenvolvimento Humano utilizada nos projetos sociais desenvolvidos pela Firjan SESI.
A assinatura do Memorando, realizada na sala contou com a presença do filantropo e dono de franquias de restaurantes da rede de fast food McDonald’s, Louis Henry, que é o responsável pelo investimento e tem projetos semelhantes no continente africano. Além dele, estiverem presentes os embaixadores Carlos Sérgio Sobral Duarte e Sidney Romeiro, do Ministério das Relações Exteriores, e do assessor de relações internacionais da Firjan, Frederico Cezar de Araújo.
O presidente do Sindicato da Indústria de Mármores, Granitos e Rochas Afins (Simagran-Rio) e diretor da Firjan, Mauro Varejão, que foi o ponto de contato inicial com investidores, reforçou a relevância do programa para toda a população do Rio e para o setor industrial, pois oferecem oportunidades de empregos para os jovens.
Varejão esteve na mesa ao lado da CEO da empresa The African pride, Carolina Maíra Morais, que que atua construindo pontes para fortalecimento das relações entre África e Brasil; do professor da Southern University e diretor do programa de empoderamento da juventude negra, Derrick Warren; do presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio de Janeiro (Sigraf) e diretor da Firjan, Carlos Di Giorgio; do presidente do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Rio de Janeiro (Sindborj) e presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan, Rodrigo Santiago; e do diretor da Brasil United Charity, John Thompson; e do CEO da empresa High Impact Media, Chris Johnson; do coordenador da Firjan Internacional, Giorgio Rossi; e da coordenadora de projetos integrados de Responsabilidade Social da Firjan SESI, Eliane Damasceno.