Será criada a Frente Parlamentar em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas na Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o objetivo de acompanhar políticas e ações voltadas à categoria.
De autoria do vereador Marcio Ribeiro (Avante), a iniciativa vai defender, através de reuniões e seminários, temas de interesse dos trabalhadores da área, sejam relacionados à falta de infraestrutura adequada para locomoção nas vias da cidade, falta de segurança e de respeito no trânsito ou condições adversas enfrentadas pelos mototaxistas e motofretistas, no exercício da profissão, além de outros assuntos.
“Nos dias de hoje, com o trânsito cada vez mais caótico e cheio, o mototaxista ou o motofretista são profissionais que aparecem como um alívio para garantir que uma encomenda chegue no destino de maneira mais rápida ou que uma pessoa consiga chegar ao trabalho no horário certo. Precisamos acompanhar as políticas e ações com respeito aos mototaxistas e motofretistas. Vamos promover debates e reuniões pensando sempre em contribuir na defesa e representatividade destas categorias que tanto trabalham e merecem”, afirmou.
Desde julho de 2009, o serviço de mototáxi foi descrito no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), após a promulgação da Lei 12.009/2009. O texto abrange, além dos profissionais que transportam passageiros em motocicletas, os motofretistas, que usam esse meio de transporte para entrega de mercadorias.