Governador do Rio pede ajuda federal para combater crime organizado

Diário Carioca
Foto: Rio Ônibus

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, pediu ajuda do governo federal para combater o crime organizado. Ele disse que o problema é nacional e que a entrada de drogas e armas é facilitada por máfias de outros estados.

Castro se reuniu com líderes da segurança estadual no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no centro da capital fluminense. Ele afirmou que tem um encontro marcado com o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, na quarta-feira (25) em Brasília, para pedir ajuda das Forças Armadas no combate ao crime organizado.

“Eu já pedi ao ministro Múcio para que a gente possa garantir esse reforço, no primeiro momento, nas áreas federais. Que a gente possa impedir a entrada de arma e de droga no Rio de Janeiro”, disse Castro.

O governador também disse que vai se reunir com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar de endurecimento da legislação federal.

“Crime de terrorismo não pode ter a progressão de pena. A pena tem que ser 30 anos de regime fechado. Utilização de armas de guerra, a mesma coisa. Operar serviço público para tráfico, milícia, terrorismo, máfia também tem que ser um crime de 30 anos sem progressão”, ressaltou.

Castro ainda exaltou a ação da polícia no combate ao crime organizado. “Tiramos de circulação um dos maiores líderes de milícias, não do Rio, do Brasil. Um que era conhecido como o senhor da guerra deles. Era o responsável por juntar tráfico e milícia e fazer as famosas narcomilícias”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou apoio ao estado do Rio, em uma publicação nesta terça na rede social X (antigo Twitter). “Vamos compartilhar as soluções com o governo local para que o Rio possa voltar aos jornais pelas suas belezas e o que tem de melhor”, escreveu.

“O problema da violência no Rio de Janeiro termina sendo um problema do Brasil. As fortes chuvas no Sul e as queimadas na Amazônia são problemas do Brasil. Esse governo não vai se esconder e dizer que é só problema dos estados”, completou Lula.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca