O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou nesta terça-feira (24) a criação de um grupo de trabalho para investigar a lavagem de dinheiro de milícias. A iniciativa, em conjunto com o Ministério da Justiça, visa asfixiar financeiramente as organizações criminosas.
O grupo de trabalho será formado por representantes de instituições de segurança e controle financeiro, como a Fazenda Estadual, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Segundo o governador, a lavagem de dinheiro é um dos principais meios de financiamento das milícias. O grupo de trabalho terá como objetivo identificar e interromper as operações financeiras ilícitas dessas organizações.
Castro afirmou que a criação do grupo de trabalho é uma resposta ao aumento da violência no Rio de Janeiro. “Queremos dar um resultado perene, que funcione, que asfixie essas máfias e permita dar uma vida melhor para nosso povo”, disse.
O governador descartou a necessidade de intervenção federal no Rio de Janeiro. “Nós estamos avançando no processo de integração”, afirmou.