Dezesseis associações de moradores do conjunto de favelas da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, encaminharam ofício à Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) solicitando uma série de ações do governo federal que possam beneficiar a população da Maré. Para discutir as ações, representantes dos 9 ministérios envolvidos vão ao Rio nesta quarta-feira. As ações serão coordenadas pela Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da SGPR.
Entre os pedidos das associações estão ações relacionadas aos direitos socio-ambientais, direitos urbanos, habitação, acesso à justiça, segurança pública, saúde, educação, assistência social, segurança alimentar, igualdade racial, arte e cultura, comunicação e internet, esporte e lazer, direitos humanos de públicos específicos e direitos das mulheres.
O encontro entre representantes do governo federal e dos moradores será na residência oficial da Fiocruz, em Manguinhos, às 9h desta quarta-feira, 25 de outubro. Às 14h acontece uma reunião com os representantes que atuam no território.
Já na quinta-feira (26), o encontro dos representantes com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, será na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, às 9h.