O samba é um ritmo que está na voz e nos pés do brasileiro, mas por trás dele existe uma história que não envolve simplesmente a criação de um novo ritmo. Existe um contexto social, político e cultural. Esse é o tema da exposição “Samba: Resistência e Reinvenção”, que comemora os 5 anos do Museu de Arte do Rio.
Durante um ano, a exposição estará aberta para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história social do ritmo musical. A ideia é falar sobre o encontro cultural e social de africanos escravizados em um Brasil colonial. Quem explica um pouco mais é o diretor cultural do Museu de Arte do Rio (MAR), e curador da exposição, Evandro Salles.
“Ela reúne um universo grande, com mais de 800 itens, que são de fotografias, pinturas, gravuras, objetos, roupas, e outros itens, para contar essa história, que é uma história de enorme significação para o Brasil, porque o samba é, talvez, a maior expressão cultural da identidade brasileira.”
A exposição ficará aberta no Museu de Arte do Rio durante um ano. Então se você não mora no Rio de Janeiro, mas já estava pensando em conhecer a cidade, essa é uma ótima oportunidade.
Reportagem, Sara Rodrigues