De acordo com o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio de Janeiro, as temperaturas continuarão elevadas nesta sexta-feira e a máxima poderá chegar aos 37°C, calor que, aliás, foi um dos destaques do inverno.
A umidade relativa do ar poderá atingir valores entre 21% e 30% em alguns pontos no período da tarde. Os meteorologistas explicam que o fenômeno El Niño causou efeito na estação, que chegou a registrar 41°C, no dia 18 de setembro, em Irajá.
“Este fenômeno foi de grande escala e influência na América do Sul e na região Sudeste, deixando as temperaturas acima da média aqui no nosso município”, explica Raquel Franco, meteorologista chefe do Alerta Rio.
Já a menor temperatura registrada foi de 11,3°C, no dia 4 de julho, na estação do Alto da Boa Vista. Vale lembrar que a menor temperatura já registrada no inverno pelo Sistema Alerta Rio, na série histórica (desde 1996), foi de 8,6 °C, em junho de 2014, também no Alto da Boa Vista.
A baixa umidade relativa do ar, uma das características típicas do inverno, também chamou a atenção. No dia 13 de setembro, o Sistema Alerta Rio chegou a registrar um índice de 26,1% na estação Irajá, e de 28,6%, em São Cristóvão. Dados da Organização Mundial da Saúde informam que índices abaixo de 30% indicam situação de atenção e o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
Ranking das maiores e menores temperaturas do inverno 2023:
Maiores
41°C: 18/09
40°C: 24/08
39,3: 23/08
Menores
11°C: 05/07
11,3°C: 04/07
11,8°C: 03/07
Primavera com cara de verão
No sábado, primeiro dia da primavera, a nebulosidade estará variada na cidade do Rio de Janeiro, mas não há previsão de chuva. As temperaturas seguirão estáveis, com máxima de 34°C. Já no domingo, os cariocas terão que redobrar a atenção com a hidratação, quando a máxima poderá chegar aos 41°C.
“A tendência é que tenhamos dias mais quentes por conta da chegada de mais radiação solar. Alguns dias podem ser mais quentes que o verão inclusive, mesmo que a sensação térmica não seja tão alta. Isso por conta da baixa umidade que ainda é comum nesse período. Por ser uma estação de transição com o inverno, ainda ocorrem passagens de frentes frias e também pancadas de chuva no fim do dia (mais típicas de verão)”, conta Raquel Franco.
Um levantamento da série histórica do Alerta Rio mostra que a temperatura média da máxima na cidade é de 31,3°C para esta estação, enquanto a média mínima é de 18,5°C. Nos últimos cinco anos, a maior temperatura registrada foi de 43,6° e a menor de 12°C.