Moradores do Rio de Janeiro, Belford Roxo e São João do Meriti testemunharam a presença de jacarés nadando nas ruas alagadas dessas cidades durante e após as intensas chuvas que ocorreram no Estado fluminense no último sábado, 13, e na madrugada de domingo, 14.
O que você precisa saber:
- Jacarés foram vistos nadando em ruas alagadas do Rio de Janeiro, Belford Roxo e São João do Meriti.
- Os animais foram vistos após as intensas chuvas que atingiram o Estado fluminense.
- Os jacarés podem ser perigosos para humanos.
Segundo os relatos, a aparição dos animais selvagens em áreas urbanas ocorreu devido aos transbordamentos de rios. Os temporais que afetam o Estado já resultaram em pelo menos 11 mortes, além de desaparecimentos e uma série de alagamentos e transbordamentos em diversos municípios.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, um jacaré de aproximadamente 2 metros de comprimento é visto nadando por uma rua alagada em Belford Roxo. Em outro vídeo, um jacaré menor é visto nadando em uma rua alagada em São João do Meriti.
A prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Clima, afirmou que a Patrulha Ambiental esteve nos locais onde foram compartilhados os registros da presença de jacarés nas redes sociais, mas durante as rondas, nenhum animal foi encontrado pelo patrulhamento e vistorias.
A prefeitura também destacou que não houve relatos na Central 1746 de avistamentos de jacarés em vias públicas da capital do Estado. O acompanhamento da situação continua em andamento.