A Linha Amarela deverá receber 2 milhões de automóveis durante o carnaval. A operação especial montada pela Lamsa para o período terá 170 funcionários e 18 veículos, incluindo duas ambulâncias e seis reboques. Para descontrair a viagem, as cabines da praça de pedágio estarão enfeitadas com adereços carnavalescos. Na pista, mensagens educativas de trânsito e dicas de manutenção mecânica serão exibidas em painéis de informações.
Para aumentar a fluidez, não haverá faixa reversível ao longo do feriadão, facilitando a saída do Rio em direção às regiões Serrana e dos Lagos, bem como o deslocamento para as praias da Barra da Tijuca, do Recreio dos Bandeirantes e de Grumari. Em caso de pane ou acidente, os usuários poderão chamar gratuitamente os serviços de socorro mecânico ou médico pelo telefone 0800-0242-355. Para informações das condições de trânsito em tempo real, os clientes têm à sua disposição o perfil da Lamsa no Twitter, em @LinhaAmarelaRJ.
A operação faz parte do planejamento do grupo Invepar para o carnaval nas rodovias sob a administração de suas concessionárias no país, assim como no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport) — principal porta de chegada e saída de turistas do país — e do MetrôRio, para quem brincar nos blocos e assistir aos desfiles das escolas de samba no Rio. Cerca de 18, milhões de pessoas devem se servir das companhias de transporte e mobilidade urbana da Invepar em cinco estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás) e no Distrito Federal entre os dias 21 e 26.
Opção à Niemeyer
Com o fechamento da Avenida Niemeyer, interditada pela Justiça por riscos de desmoronamento de encostas no Morro do Vidigal, e da Estrada Dona Castorina, por deslizamentos de terra, a Linha Amarela é a melhor opção entre a Barra da Tijuca e as zonas Norte e Sul.
Sobre a Linha Amarela
Construída em 1997, a Linha Amarela é uma das mais importantes vias expressas do Rio de Janeiro e marcou a história da cidade pela revitalização de grande parte das zonas Norte e Oeste. A rodovia é administrada pela Lamsa, responsável pelos seus 17,4km de extensão, onde circulam em média 360 mil veículos por dia. A Lamsa é uma empresa pertencente ao grupo Invepar, formado pelos fundos Previ, Petros, Funcef e Yosemite — compostos majoritariamente por pensionistas e aposentados brasileiros