A Maratona Ilumina Zona Oeste chegará ao Museu Bispo do Rosário, em Jacarepaguá, no sábado (29/04), de 10h às 18h, com uma intensa programação de oficinas gratuitas voltadas a empreendedores culturais e sociais da economia criativa. A iniciativa é do projeto Ilumina Zona Oeste, idealizado pelo Instituto Phi e Instituto Rio, com o objetivo de fortalecer a cadeia cultural do Oeste Metropolitano e da Baía de Sepetiba, no estado do Rio de Janeiro.
O público pode participar da Maratona montando a sua própria rota, que será disponibilizada em três blocos: 1) criação de projetos sociais inovadores e gestão de carreira nas artes, 2) formalização de MEI (Microempreendedor Individual) e construção de portfólio e 3) captação de recursos e comunicação para projetos. Cada bloco oferece conteúdos em formatos de oficinas e os participantes podem escolher quais assuntos vão querer maratonar.
A proposta é fazer a conexão entre os profissionais do mercado e os profissionais criativos, potencializando projetos e promovendo a troca de experiências. Para incentivar a participação, kits de prêmios serão distribuídos para quem concluir, ao menos, três blocos.
“Queremos proporcionar os primeiros passos para quem quer tirar projetos do papel e estimular a troca de experiências e parcerias entre os empreendedores locais que já estão inseridos nesse mercado”, destaca Ralph Campos, produtor-executivo do projeto, sobre a motivação para criar o evento.
Este ano o Ilumina Zona Oeste é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e conta ainda com o patrocínio da Fábrica Carioca de Catalisadores e Instituto Cultural Vale por meio da lei federal de incentivo à cultura e Via Rio e S&P Global pelo ISS Rio.
A educação de jovens sem recursos é tema que mobiliza bastante a sociedade. Muitos dos alunos não conseguem chegar às universidades públicas por falta de preparo, oportunidade ou, simplesmente, porque precisam abrir mão dos estudos para trabalhar