Mesmo fechado, o Cine Roxy ainda dá o que falar. Moradores e membros do grupo Salve Roxy, que luta pela reabertura de um dos mais tradicionais cinemas do Brasil denunciaram ao Diário Carioca uma obra irregular no imóvel.
Vale lembrar que a Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu preservar o ramo de atividade do Cine Roxy, incluindo-o no o Cadastro dos Negócios Tradicionais e Notáveis da cidade.
Com a determinação da Prefeitura, por lei, o cine passa a integrar a lista de bens imaterias da cidade que significa que qualquer modificação no negócio, inclusive no ramo de atividade ao qual ele pertence, precisa ser autorizada pela prefeitura.
Além disso, o imóvel em que o Roxy está instalado é tombado por decreto municipal desde 2003 e nãopode sofrer alterações físicas no espaço sem o aval prévio do setor de patrimônio da cidade.
Contudo, na noite desta quarta-feira, integrantes do Salve Roxy flagraram sacos de entulho no salão do cinema, o que indica que o imóvel que passa por uma reforma está sofrendo alterações, o que desrespeita a lei.
“Entulho de obras realizadas em imóvel tombado, cinema Roxy em Copacabana, mas sem autorização prévia da Prefeitura”, diz o Salve Roxy.
Ainda de acordo com a denúncia, a obra tem A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) na porta, mas NÃO tem a autorização prévia da Prefeitura.