Representantes da Administração Superior e das áreas Criminal, de Segurança Pública e de Investigação Penal do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) receberam, nesta quarta-feira (25/10), o secretário de estado de Polícia Civil, Marcus Amim, e a equipe da Secretaria, para discutir estratégias de integração para combater a criminalidade organizada.
De acordo com o responsável pela Coordenadoria-Geral de Segurança Pública (COGESP/MPRJ), promotor de Justiça Alexandre Themístocles, o encontro serviu para definir uma estratégia de atuação integrada para uma rigorosa apuração dos ataques que ocorreram na cidade do Rio de Janeiro, no último dia 23/10.
“Essa reunião buscou definir um plano de ação, entre o MPRJ e a Polícia Civil, para que possamos trazer resultados jurídicos adequados, lançando mão de todos os instrumentos disponíveis, de maneira coordenada, para alcançar o objetivo de prender os criminosos”, afirmou Themístocles, após o encontro.
Representando o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, o chefe de gabinete da PGJ e coordenador-geral de Atuação Coletiva Especializada, promotor de Justiça David Faria, ressaltou a importância da vinda ao MPRJ do secretário e de sua equipe e destacou que “o MPRJ está disposto a colaborar, no que for necessário, para uma melhor integração com a Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado”.
Representante do MPRJ no Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Consperj), o procurador de Justiça Antonio José Campos Moreira reforçou a importância de uma atuação estratégica por parte das instituições: “Esse encontro demonstra a intenção, que ambas as instituições têm, de agirem de maneira integrada para enfrentar um problema comum, que é a criminalidade. Estamos passando por uma fase muito delicada na área de segurança pública no estado e, por isso, desejamos que, desta reunião, surjam resultados concretos e objetivos em prol da sociedade onde vivemos”.
Já o secretário Marcus Amim destacou a importância estratégica do encontro. “Gostaria de agradecer o convite em nome da equipe e reforçar a integração e a união que devem pautar o relacionamento entre a Polícia Civil e o MPRJ. Nosso principal parceiro no combate à criminalidade será o MPRJ e estamos abertos a colaborar, no que for necessário, para enfrentar o crime organizado no estado”, disse o secretário.