Município oferece 2.650 vagas gratuitas para cursos preparatórios

Diário Carioca

A Prefeitura do Rio lançou, nesta quarta-feira (21/02), em Madureira, na Zona Norte, um programa de ações e serviços voltado ao povo negro, o “Roda de Conversa Afrodescendente”.

Elaborado pela Assessoria Especial do Gabinete do prefeito Marcelo Crivella, o projeto começa oferecendo um total de 2.650 vagas gratuitas para pré-vestibular e preparatório para o Ensino Médio, oficinas e cursos de capacitação. Um deles é o de Reformas do Lar, que vai preparar mulheres para cuidarem de suas casas e ainda gerarem renda com a mão-de-obra qualificada. O primeiro encontro aconteceu na Casa da Mulher Tia Doca e teve como tema “As mulheres afro e seu espaço na sociedade + políticas públicas existentes”.

Em evento mensal nas tardes das terceiras quartas-feiras do mês, a iniciativa vai difundir informações sobre políticas públicas para o resgate profissional e social do afrodescendente e incentivar o diálogo para ouvir as principais necessidades do público e definir estratégias para a construção de garantias de direitos do negro.

Também oferecendo consultoria jurídica gratuita, os encontros contarão com, pelo menos, 100 representantes de grupos afro com atuação no Rio. São instituições e movimentos que participaram da elaboração do projeto desenvolvido pela Subsecretaria de Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine), com apoio do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine).

As vagas

Do total das 2.650 vagas, duas mil são para o pré-vestibular e preparatório para o Ensino Médio, distribuídas em 20 polos instalados em comunidades como o Complexo do Alemão, em bairros das Zonas Norte e Oeste e em pontos de fácil acesso, como o Parque Madureira. Outras 250 são para oficinas de audiovisual, realizadas nas nove Naves do Conhecimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI). As demais 400 são de cursos profissionalizantes, como os de artesanato, manicure e design de sobrancelhas.

– Será o maior movimento de garantia de direitos do negro no Rio – adianta a presidente do Comdedine, Fátima Malaquias.

Confira o calendário 2018 da Roda de Conversa Afrodescendente:

Março: Bangu

3° quarta – 15h – Data 21/03

Abril: Providência

3° quarta – 15h – Data 18/04

Maio: Mangueira

3° quarta – 15h – Data 16/05

Junho: Penha

3° quarta – 15h – Data 20/06

Julho: Vidigal

3° quarta – 15h – Data 18/07

Agosto: Santa Cruz

3° quarta – 15h – Data 15/08

Setembro: Lins

3° quarta – 15h – Data 19/09

Outubro: Irajá

3° quarta – 15h – Data 17/10

Novembro: Píer Mauá

3° quarta – 15h – Data 21/11
* Museu do Amanhã

Dezembro: Barra

3° quarta – 15h – Data 19/12

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca