Niterói (RJ) inicia a terceira dose da vacina contra a covid-19 em acamados a partir de 70 anos

Diário Carioca

O município de Niterói, na região metropolitana do Rio, iniciou nesta sexta-feira (10) a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em acamados ou pessoas com dificuldade de locomoção a partir dos 70 anos e que tenham tomado a segunda dose há mais de seis meses.

De acordo com a prefeitura, a dose de reforço também será aplicada em pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Segundo a gestão municipal, o morador de Niterói que recebeu a primeira e segunda dose em sua residência e já possui cadastro na Secretaria Municipal de Saúde não precisa realizar nova solicitação para receber a dose de reforço. Neste caso, as equipes da secretaria entrarão em contato diretamente. Para aqueles que não realizaram a imunização em sua residência e hoje estão em condição de acamados, a orientação é realizar o agendamento pelo cadastro disponibilizado pela prefeitura.

Leia mais: Cidade do Rio segue em alerta crítico com mais de 90% dos leitos de UTI para covid ocupados

No dia da visita da equipe de vacinação é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovantes da primeira e segunda doses, documentação com foto e CPF; e laudo ou declaração médica justificando a necessidade da vacinação na residência. Para os imunossuprimidos também é necessário apresentar laudo médico da condição de saúde ou receita médica.

Policlínicas

Nesta sexta-feira (10) e sábado (11), a vacinação com a dose de reforço também segue nas policlínicas para pessoas com mais de 70 anos e que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. São oito postos disponíveis, e os idosos devem levar os comprovantes da primeira e da segunda doses, documento de identidade e comprovante de residência em Niterói. 

No sábado, a vacinação ocorrerá nas Policlínicas Regionais Sérgio Arouca, no Vital Brazil, e Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, das 8h às 12h, com entrada até as 11h30.

Leia mais: Favelas do RJ têm aumento de 9,37% nos casos de covid em uma semana

A dose de reforço também será aplicada nessas unidades em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.

De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, poderão se vacinar pessoas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco. Para esse grupo, será necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e de vacinação, laudo médico ou receita médica.

Locais de vacinção para a dose de reforço:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.

Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.

Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.

Edição: Jaqueline Deister


Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca