“E se o Rio de Janeiro tivesse educação em tempo integral em todas as escolas, saneamento básico em todas as favelas, tarifa zero nos transportes públicos e fosse gerida de forma participativa?”. A provocação norteia o livro “Direito à cidade no Rio de Janeiro”, organizado pela deputada estadual Dani Balbi (PCdoB), que terá seu pré-lançamento nesta segunda-feira (8), na sede do Conselho de Economia do Rio de Janeiro (Corecon/RJ).
A obra traz 14 ensaios sobre políticas públicas e práticas de governança e participação voltadas para a convivência de diferenças, na construção do bem comum, na justiça ambiental e na cultura da base comunitária. São propostas que mostram a viabilidade de um outro modelo de segurança pública, de políticas de saúde e de mobilidade urbana. Ao todo, 20 pesquisadores assinam o texto. Entre eles o sociólogo Theófilo Rodrigues.
“Para algumas classes sociais, o acesso ao lazer, ao transporte público, ao emprego, à saúde, à educação, à segurança pública, não é uma questão. Para outras classes, na mesma cidade, esses acessos são indisponíveis (…) Falar em direito à cidade é falar sobre o direito de todas as classes, raças, gêneros e sexualidades usufruírem universalmente da cidade em toda a sua potência”, afirmou Dani Balbi, sobre a obra.
*SERVIÇO:*
LANÇAMENTO DO LIVRO “Direito à cidade no Rio de Janeiro”
*Quando?* Nesta segunda-feira (8), às *18h*
*Onde?* Na sede do Conselho de Economia do Rio de Janeiro (Corecon/RJ), na Av. Rio Branco, 109.