Moradores do bairro Chácara de Inoã, em Itaipuaçu, distrito de Maricá, agora desfrutam de um abastecimento de água confiável graças à intervenção da concessionária Águas do Rio. Após anos dependendo de caminhões-pipa e poços artesianos, aproximadamente três mil pessoas celebram o fim das torneiras secas.
A instalação de mais de quatro quilômetros de novas redes de abastecimento pela Águas do Rio marcou uma mudança significativa para a região, que historicamente lutava com problemas de desabastecimento. A iniciativa não só aumentou a oferta de água mas também melhorou a qualidade de vida dos residentes.
O que você precisa saber:
- Local Afetado: Chácara de Inoã, Itaipuaçu, Maricá.
- Solução Implementada: Instalação de novas redes de abastecimento de água.
- Impacto: Melhoria na oferta e qualidade da água para 3.000 moradores.
Transformação no Cotidiano
Roberto Carlos de Araújo, um residente local e jardineiro, compartilhou como a nova fonte de água transformou seu dia a dia. Anteriormente, ele dependia de água de poço, que era salgada e inadequada para o consumo e higiene pessoal. Agora, com acesso a água doce e limpa, Roberto e outros moradores podem realizar suas atividades diárias sem o incômodo e o custo anteriormente associados à obtenção de água.
Declarações da Concessionária
Diógenes Lyra, diretor executivo da Águas do Rio, expressou o compromisso da empresa em continuar seus esforços para melhorar a infraestrutura hídrica na região. Segundo Lyra, o objetivo é alterar permanentemente as condições de vida dos habitantes, proporcionando não apenas água mas também dignidade.
“Com o avanço dos serviços, levamos uma nova perspectiva para as pessoas. Situações como as do seu Roberto são muitas, e queremos mudar essa realidade. Continuaremos firmes com o nosso propósito de transformar vidas e levar dignidade à população”, ressaltou o diretor executivo da Águas do Rio, Diógenes Lyra
Impacto Pessoal e Familiar
Roberto, que se mudou de de Palotina, cidade a quase 600 quilômetros de Curitiba, no Paraná, para o Rio de Janeiro para estar mais próximo da família, relatou desafios anteriores com a água de poço que danificava constantemente seu chuveiro devido a impurezas. A nova situação permitiu-lhe desfrutar de confortos básicos, como um banho decente, que antes eram prejudicados pela má qualidade da água.
“Era um sofrimento. Toda hora eu precisava trocar o chuveiro porque as impurezas da água de poço acabavam acumulando na resistência e danificavam o aparelho. Agora, posso tomar um banho tranquilo”, concluiu.