Nesta terça-feira (26), o programa Cidade Integrada, do Governo do Estado do Rio, inaugurou, em parceria com o Detran-RJ, um posto de atendimento no Itanhangá, zona oeste da Cidade.
O objetivo é facilitar a emissão da identificação civil e da carteira de habilitação de moradores das sete favelas assistidas pelo programa na região: Muzema, Tijuquinha, Morro do Banco, Sítio do Pai João, Vila da Paz, Cloro e Recanto da Barra. A expectativa é que sejam realizados cerca de três mil atendimentos por dia.
A iniciativa integra as ações do Cidade Integrada, cuja finalidade é ampliar o acesso a serviços que favoreçam a melhoria da qualidade de vida da população. Para isso, o programa tem promovido importantes ações que contribuem para o desenvolvimento social e econômico, bem como para melhorias da infraestrutura e segurança nas comunidades.
O presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, destacou a importância da iniciativa para colaborar com a promoção da cidadania.
“Estamos inaugurando este posto, localizado em um ponto estratégico da região, para facilitar cada vez mais a vida da população e garantir maior possibilidade de acesso à cidadania, além de proporcionar mais comodidade e agilidade no atendimento”, afirmou.
O coordenador-executivo do Cidade Integrada e doutorando em Direito da Cidade pela UERJ, Allan Borges, destacou a premissa do programa em favorecer a gestão social no território.
“O registro civil é indispensável para que a população possa alcançar a cidadania, ter o devido acompanhamento dos agentes de saúde e ingressar no mercado de trabalho. A instalação do posto reforça o nosso propósito como um gestor social, com atenção máxima às carências da população, especialmente a parcela mais vulnerável. Queremos que todos tenham acesso garantido aos serviços mais essenciais”, informou.
O novo posto está instalado no Itanhangui Plaza na Estrada do Itanhangá – 483 e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os interessados devem fazer agendamento prévio, através da Central de Atendimento (3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042) ou pelo site da instituição (www.detran.rj.gov.br)