Hospital de campanha está sendo erguido no Pavilhão 3 do Riocentro. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anuncia a evolução das obras do hospital de campanha que a Prefeitura do Rio de Janeiro está erguendo no Pavilhão 3 do Riocentro, na Barra da Tijuca: nesta sexta-feira, 03/04, as obras alcançaram o estágio de 75% de conclusão. A unidade deverá ser entregue até a o fim da próxima semana.
O hospital terá 500 leitos para pacientes do novo coronavírus, sendo 400 de clínica médica e 100 de UTI. Haverá também um pequeno centro cirúrgico.
– As obras estão aceleradas, mas mantendo todos os cuidados técnicos para que nada falte e os equipamentos possam ser instalados sem problemas para o atendimento dos pacientes com coronavírus. Nossa prioridade é atender com qualidade – disse o prefeito.
Gestão do hospital de campanha ficará com a RioSaúde
A RioSaúde, gestora do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (unidade de referência para tratamento da Covid-19), assumirá a gestão do hospital de campanha e fará contratações emergenciais, por tempo determinado, de 1.355 profissionais de saúde.
Quando o hospital de campanha entrará em operação?
Quando o Ronaldo Gazolla atingir 70% de sua capacidade de ocupação, será iniciada a operação no hospital de campanha do Riocentro.
Vigilância Sanitária fará ação de segurança alimentar
O prefeito Marcelo Crivella determinou e a Subsecretaria de Vigilância Sanitária fará um trabalho de prevenção em segurança alimentar e vigilância sanitária, especificamente para trabalhadores e futuros pacientes do hospital de campanha.
Uma equipe multidisciplinar da subsecretaria está acompanhando as obras, dando orientações sobre normas sanitárias e processos de segurança para prevenção de riscos à saúde.
Em conjunto com a empresa contratada, a subsecretaria também vai elaborar o cardápio para pacientes e profissionais de saúde do hospital de campanha.