A polícia do Rio de Janeiro está investigando uma quadrilha que teria desviado dinheiro de quatro prefeituras da Baixada Fluminense. De acordo com as apurações, o grupo fraudou diversas licitações nas cidades de São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu e Belford Roxo.
Uma operação foi realizada nesta quinta-feira (22) para cumprir dois mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. A justiça também decretou que seis servidores públicos sejam afastados de suas funções, acatando o pedido do Ministério Público.
As investigações da Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro descobriram que as empresa que venceram as licitações não funcionam efetivamente nos endereços cadastrados. Além disso, as atividades previstas na licitação só passaram a constar em seus contratos sociais pouco antes dos certames.
Também foram identificadas alterações contratuais suspeitas realizadas em datas próximas de licitações com provável objetivo de ocultar os reais donos dessas empresas. Em um ano e meio de investigação, elas foram beneficiadas com cerca de R$ 160 milhões em contratos.
Os agentes ainda apuram o montante total desviado dos cofres públicos. As prefeituras de São João de Nilópolis, Nova Iguaçu e Belford Roxo foram procuradas para esclarecerem a situação, porém apenas a prefeitura de Nilópolis respondeu, informando que está à disposição da polícia civil para colaborar no que for necessário.
* Com supervisão de Tâmara Freire.