Como resultado da parceria com a União Europeia, por meio do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), a Orla Rio acaba de anunciar o lançamento do Compromisso Circular, um documento que traz recomendações e diretrizes para a substituição e a redução do uso de plástico nos quiosques administrados pela concessionária. O compromisso foi assinado por 102 quiosques, que irão aderir ao termo ainda em 2023. E na segunda, 04/12, a nova embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, vai visitar os projetos que contam com o apoio da União Europeia, entre eles Praia Circular.
O lançamento do Compromisso Circular está em sinergia com a agenda global de turismo sustentável e foi desenvolvido pela equipe do projeto piloto Praia Circular, promovido em parceria com a Riotur e com a Orla Rio. A concessionária foi uma das principais parceiras na concepção e implementação do projeto, que teve o objetivo de engajar o setor público, empresas privadas e organizações de apoio do setor de turismo para reduzir o plástico, apoiando a agenda internacional de combate à poluição plástica global. Desde janeiro de 2023, a Orla Rio já recolheu e destinou mais de 1.000 toneladas de materiais dos postos de reciclagem. Destes materiais, 43 toneladas foram compostas por plástico.
A Orla Rio vem implementando diversas ações, em prol da sustentabilidade, na orla carioca. Em 2023, as conquistas foram grandes: a concessionária passou a fazer parte do Conselho Empresarial do Ecossistema de Turismo; foi reconhecida pela cidade como um importante equipamento turístico; foi assinado um termo de parceria com a Arquidiocese do Rio, visando integrar e promover atividades voltadas ao desenvolvimento de ações sustentáveis; entre outros. E a parceria com o Praia Circular e a assinatura do Compromisso Circular só vieram para somar. Essa participação ativa nas praias da cidade está dentro de um pacote estratégico voltado para o turismo sustentável, a intenção é que os 309 quiosques ofereçam, cada vez mais, experiências mais significativas e com impacto positivo para o turismo da cidade.
“O ano de 2023 está sendo muito bom para a Orla Rio e para o turismo carioca. Estamos em local muito democrático e temos consciência da nossa responsabilidade. Essa parceria, com o CPAP e a Riotur, que fez nascer o Praia Circular foi muito bacana para a Orla Rio, o pilar de sustentabilidade é muito importante para a nossa empresa, e reduzirmos o uso do plástico é uma questão primordial. A assinatura do Compromisso Circular só reafirma o nosso propósito em sermos cada vez mais sustentáveis, será mais um passo muito assertivo para a cidade do Rio”, comenta Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Rio.
Mapeamento dos plásticos
Durante o desenvolvimento do projeto piloto, dezenas de colaboradores dos quiosques receberam treinamento especial, de acordo com as novas orientações de sustentabilidade para a gestão e redução do uso dos plásticos. Também foi realizado um mapeamento inédito do uso de itens plásticos nos serviços dos quiosques, que resultou em informações importantes para a construção do Compromisso Circular.
O mapeamento incluiu a análise de padrão de compras de insumos, manejo de resíduos, engajamento das equipes, comunicação com os clientes e consumo de produtos/embalagens, que gerou uma extensa lista de itens plásticos utilizados nas operações comerciais.
A metodologia, foi inspirada em diferentes programas internacionais, como a Iniciativa Global pela Circularidade do Plástico no Turismo, do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), que visa o comprometimento de governos nacionais e regionais, empresas privadas e organizações de apoio do setor de turismo para reduzir a poluição plástica e migrar rumo à circularidade até 2025.
Praia Circular – Encerramento do projeto
Lançado em março de 2023, o projeto foi desenvolvido pelo programa da União Europeia, Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), em conjunto com a Riotur e a Orla Rio, com o objetivo principal de conscientizar as pessoas sobre o consumo e o descarte correto de plástico na orla. O intuito do projeto visou o engajamento da população e de parceiros comerciais, inclusive as pessoas que trabalham nas areias, para que todos adotassem boas práticas e novos modelos de negócios, com base na redução do uso e na substituição desse material.
A iniciativa nasceu a partir de uma união de esforços, no âmbito do processo de inovação conduzido pela União Europeia no Rio, após alguns encontros promovidos pelo CPAP, onde foram debatidas alternativas que pudessem auxiliar a cidade a buscar soluções para a redução do consumo de plásticos, especialmente os de uso único.
O Praia Circular, que se encerra no dia 12/12, irá apresentar os resultados do projeto piloto que teve foco em três linhas de ação: informação e capacitação, mapeamento do plástico no estabelecimento e adoção de novas práticas para a redução do consumo de plásticos. Haverá também, além do balanço geral, uma discussão com ideias de novas oportunidades e os próximos passos.