Policiais civis da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI) fecharam, na quinta-feira (27/07), mais uma central de golpe do empréstimo consignado, desta vez no Centro do Rio de Janeiro. Idosos, aposentados e pensionistas – especialmente de outros estados do país – eram os principais alvos do grupo criminoso. Dez pessoas foram presas em flagrante.
Com base nas informações obtidas pelo Setor de Inteligência da especializada, os investigadores encontraram três centrais de atendimento, onde criminosos disfarçados de operadores de telemarketing se passavam por correspondentes de diversas instituições bancárias. Desta forma, entravam em contato com as vítimas oferecendo crédito consignado e renegociação de dívidas. No entanto, após a fraude, não repassavam os créditos.
Ao todo, dez pessoas foram presas em flagrante e outras duas foram ouvidas como testemunhas, mas liberadas, já que ainda estavam em fase de treinamento. Os agentes apreenderam eletrônicos e documentos, que serão utilizados no desdobramento das investigações. Eles responderão pelo crime de associação criminosa.
Na última quarta-feira (26/07), um dia antes, policiais da DEAPTI interditaram uma central onde eram realizados os golpes do empréstimo consignado. A ação aconteceu em Del Castilho, na Zona Norte.
Na ocasião, seis pessoas foram presas em flagrante. Ao todo, 15 criminosos foram presos em dois dias.
Polícia Civil fecha central de golpe do empréstimo consignado no Centro do Rio de Janeiro
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca