Com um dia inteiro dedicado à comemoração, um dos principais símbolos da Zona Norte, a tradicional Praça Sáenz Peña, vai comemorar seus 112 anos de história com uma programação que inclui shows, atividades esportivas, entretenimento e diversos serviços para a população. A festa começa às 8h e vai até às 22h, de sábado, 13 de maio.
A Praça Sáenz Peña foi inaugurada em 30 de abril de 1911, em homenagem aos ex-presidentes argentinos Luis e Roque Sáenz Peña, pai e filho, e desde então é considerada um polo cultural da cidade do Rio de Janeiro.
Reconhecendo a importância cultural e histórica do espaço para cariocas e turistas, a Prefeitura, por meio da Riotur, e em parceria com a Nova Tijuca, (Associação Empresarial e de Moradores da Tijuca), elaborou toda a estrutura para a comemoração. Ao todo serão mais de 10 horas de programação, e a expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas circulem pelo evento.
“A Praça Sáenz Pena é um ícone da cidade. Por isso, a Riotur fica extremamente feliz em poder contribuir para a realização desta justa comemoração. Trabalhamos sempre para que todas as áreas da cidade tenham seu potencial histórico e cultural ressaltados “, destaca Ronnie Costa, presidente da Riotur.
Quem for prestigiar o evento vai poder contar com atrações em diferentes espaços. Serão montadas tendas de serviços destinados à população. Estarão presentes no evento os seguintes órgãos públicos municipais: Secretaria da Mulher, com um bate papo com a secretária Joyce Trindade, já a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais, vai montar uma feira de adoção de cães e gatos resgatados pelas equipes da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, por sua vez, coordenará atividades como jogos e aulas coletivas. A Comlurb vai disponibilizar informações sobre reciclagem, a banda da Guarda Municipal vai se apresentar e a Secretaria de Cultura fará a curadoria de parte das atrações artísticas.
O palco principal abre às 8h com um Aulão de Ginástica, às 9h a Banda da Guarda Municipal se apresenta e, em seguida, será partido o bolo em comemoração aos 112 anos da Praça. De 10h às 13h, o palco principal vai dar espaço às atrações sob a curadoria da Secretaria municipal de Cultura, são elas: Projeto Raízes da Vila, Antonia Vilarinho e Babalakinas, Projeto Efeitos Vianna e Casa da Mulher Sambista. De 14h às 21h a produção fica a cargo do coletivo cultural Faz na Praça. Quem abre a parte da tarde do palco principal é o DJ Pivete, em seguida:
Folia de Reis Mirim do Morro da Formiga: projeto ancestral que acontece na comunidade e celebra a cultura popular no bairro. São jovens oriundos da Formiga em produção de ativistas culturais da favela que mantêm vivo o festejo de Reis entre gerações.
O Samba de Ponta: projeto de samba e cultura popular.
O Cordão da Tia Juca: Cordão Carnavalesco que homenageia compositores da Grande Tijuca. O grupo toca músicas de grandes nomes da região como Tim Maia, Jorge Ben e também de escolas de samba da região. Trio Rapina: trio de forró com músicos oriundos da Tijuca ou com história na região. Os músicos também são membros de blocos de rua cariocas e se apresentaram por muitos anos em estações de metrô da Tijuca.
Izenzee: projeto solo do artista Victor Izenzee, vocalista das bandas Forfun e Braza. Oriundo do Grajaú, traz em suas letras de rap algumas menções ao ambientalismo e a força do Maciço da Tijuca e sua floresta.
Salgueiro Black Music: Baile Charme do Salgueiro, referência do black music no Rio de Janeiro. Iniciativa de moradores que valoriza a música de raiz negra e o soul na região, no movimento que foi dar origem para bases do funk e hip hip carioca.
Canários do Reino: bloco em homenagem ao Tim Maia, que leva em seu nome uma canção do artista. O bloco faz apresentações na Afonso Pena, onde há uma estátua do artista.
Já no espaço Coreto, o visitante vai contar com uma programação simultânea; de 9h às 11h serão realizadas disputas de xadrez, às 11h, o historiador Luíz Antônio Simas conta histórias do bairro. De 13h às 14h, um DJ comanda o palco Coreto, e de 14h às 16h, o Pelas Ruas da Tijuca apresenta uma roda de conversa com músicos e produtores culturais sobre a relação da música brasileira com o bairro da Tijuca.
A festa encerra às 22h ao som da Acadêmicos do Salgueiro, escola do Grupo Especial que representa a zona norte do Rio.
“A Praça Sáenz Peña é a praça mais importante da Tijuca e uma das mais importantes do Rio de Janeiro, é o coração do bairro. Essa festa vai demonstrar para a população o quanto ela é importante para a prefeitura e para os cariocas. Vai ser um dia para que o tijucano se orgulhe ainda mais. Vai ser uma festa muito bonita com vários órgãos da prefeitura e várias atividades culturais. Vai ser um dia memorável no coração do bairro”, ressalta Felipe Quintans, subprefeito da Grande Tijuca