A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realizou, nesta quarta-feira, 02/12, ação especial de ordenamento para fiscalizar o comércio, incluindo a venda irregular de quentinhas, em vias da Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
Como resultado, fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda vistoriaram 33 ambulantes e apreenderam 201 itens, entre eles 115 embalagens com refeições, sem procedência e vendidas sem as condições necessárias de armazenamento. Os agentes percorreram toda a localidade conhecida como Península e atuaram ainda na fiscalização do trânsito e transporte complementar de passageiros, realizado por vans e kombis.
Durante a operação, dois homens foram conduzidos à 16ª DP (Barra da Tijuca) após tentarem fugir da fiscalização. A dupla comercializava quentinhas em um carro e, sempre que a equipe se aproximava, se retirava do local. Na segunda tentativa de abordagem, o veículo chegou a sair em alta velocidade, subindo na calçada e desobedecendo a ordem de parada, mas foi alcançado por policiais militares do 31º BPM que integravam o comboio. O vendedor ambulante (condutor do veículo) e seu ajudante não possuíam documentos em mãos e foram levados para a delegacia para averiguação.
Dentro do veículo, foram encontradas mesas e cadeiras de plástico, uma tenda, e quentinhas sem procedência de preparo e autorização de venda. O veículo foi removido para o depósito da Prefeitura, no Recreio dos Bandeirantes, e o condutor multado por dirigir perigosamente em via pública e não possuir carteira de habilitação e licença do automóvel.
Balanço completo
A Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, da Fazenda, vistoriou, ao todo, 33 ambulantes e apreendeu 201 itens em situação irregular, entre eles 115 quentinhas, bebidas, isopores, tendas, mesas e cadeiras. Durante ações desse tipo, os ambulantes não autorizados são fiscalizados e recebem orientações, podendo ser notificados e ter as mercadorias apreendidas. Também foram aplicadas seis multas de trânsito, com dois veículos removidos, e recolhidos 600 quilos de resíduos sólidos.
Órgãos
Com planejamento e integração da Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a ação contou com efetivos da Guarda Municipal e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e Especial de Transporte Complementar (CETC), que fazem parte da estrutura da própria secretaria. A força-tarefa reuniu ainda agentes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), órgão da Secretaria Municipal de Fazenda que fiscaliza o comércio ambulante; da Comlurb; e da Polícia Militar