Prefeitura dá início às obras de transformação de lona cultural em areninha, na Maré

Diário Carioca
Lona na Maré (Gui Espinbdola)

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio (SMC Rio) deu início, na manhã desta terça-feira (25), às obras de transformação da Lona Cultural Herbert Vianna, na Maré, zona Norte, em areninha. Esta é a terceira lona que passa por este processo de modernização.

O secretário municipal de Cultura Marcus Faustini anunciou que vai transformar todas as seis lonas em areninhas até 2024, viabilizando assim mais acessibilidade, diálogo com o território e melhorias de infraestrutura.

Entre outras mudanças, a proposta significa substituir a lona por uma estrutura de material termo acústico, o que garante mais qualidade tanto para o público quanto para o artista. Um ambiente climatizado numa cidade quente como o Rio e com isolamento acústico para não incomodar a vizinhança – as lonas geralmente estão instaladas em áreas residenciais. Além disso, a estrutura de areninha possibilita mais acessibilidade, a instalação de um elevador, por exemplo.  

Localizada no encontro das comunidades Baixa do Sapateiro, Nova Holanda e Nova Maré, a Lona Cultural Herbert Vianna pulsa a expressão do direito à arte e cultura em territórios periféricos, atraindo moradores de diferentes áreas e derrubando barreiras invisíveis, porém enormes, de circulação entre as favelas da Maré. Está em funcionamento desde 2005.

No dia 05/11 (Dia Nacional da Cultura), a Areninha Sandra de Sá, em Santa Cruz, zona Oeste, será entregue à população depois de quatro meses em obras. Atualmente, a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, passa pelo mesmo processo e também já tem seus dias contados para deixar de ser lona.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca