A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, realizou nesta quarta-feira, 10/06, mais uma ação de fiscalização e orientação em terminais e estações de maior demanda do BRT. O reforço das ações faz parte das medidas da secretaria na primeira fase de retomada das atividades econômicas.
Durante a manhã, agentes estiveram em cinco terminais e estações do BRT: Alvorada, Santa Cruz, Pingo D´Água, Mato Alto, e Madureira. Ao todo, 132 multas foram aplicadas por inconformidades na prestação dos serviços, principalmente por lotação. Desde o início das ações de contenção à Covid-19, a SMTR registrou 930 autuações.
“Não vamos poupar esforços para garantir que o deslocamento do trabalhador carioca seja realizado com segurança e responsabilidade, respeitando, sobretudo, as recomendações dos órgãos de saúde”, destacou o secretário municipal de Transportes, Paulo Jobim.
A SMTR está empenhada em evitar que o transporte público seja outro vetor de transmissão do novo coronavírus. E para isso, as ações de fiscalização e orientação da Secretaria Municipal de Transportes estão intensificadas, com fiscais atuando diariamente, inclusive, fazendo o controle de embarque dos passageiros. Somente nas últimas quatro ações, 565 multas foram aplicadas ao BRT, o que corresponde a 60% do total registrado durante as operações realizadas em todo o período da pandemia.
“Nossa fiscalização tem cobrado com rigor que os intervalos entre os ônibus sejam respeitados para evitar aglomeração de passageiros. Estamos monitorando e avaliando constantemente as medidas adotadas, buscando sempre as melhores soluções para atender a população”, concluiu o Subsecretário de Transportes, Allan Borges.